Serviço eduroam será disponibilizado em locais públicos de Porto Alegre

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram uma carta de intenção para a disponibilização do serviço eduroam (education roaming), de rede sem fio, em locais públicos de Porto Alegre. O anúncio foi feito durante o II Fórum RNP, realizado entre os dias 27 e 29/8 em Brasília.

Segundo o supervisor de Telecomunicações da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Adriano Ramos Gonçalves, a prefeitura da cidade já tem 32 locais onde está disponível uma rede wifi, iniciativa chamada de Procempa Livre.

O eduroam estará presente nos locais onde já passa essa infraestrutura, beneficiando pesquisadores, professores, alunos e demais funcionários vinculados às instituições de ensino e pesquisa. “Hoje, em vários locais de Porto Alegre, já é possível navegar com acesso livre. O Mercado Público é um exemplo, um lugar turístico onde gostaríamos de instalar o piloto do eduroam. A nossa ideia é levar o serviço para todos os nossos pontos wifi, a fim de incentivar outras estruturas de governo a fazerem isso”, afirmou Gonçalves.

A carta de intenção contou com a assinatura do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, da diretora do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, Jussara Musse, além de Adriano Ramos Gonçalves, pela Procempa.

O eduroam é um serviço de acesso sem fio seguro para o uso da comunidade internacional de ensino e pesquisa, com mais de dez mil pontos de acessos e presença em mais de 60 países. No Brasil, o serviço é gerenciado e operado pela RNP e atualmente conta com mais de 840 pontos espalhados por todas as regiões. Através da autenticação com uso das credenciais de sua instituição de origem, o usuário pode acessar o wifi em qualquer localidade, no Brasil e no mundo, onde houver pontos de acesso eduroam.

Fonte: RNP