Preservação de acervos digitais

Os desafios impostos pela digitalização de acervos e arquivos e a rápida evolução das tecnologias da informação foram tema de destaque no primeiro dia do Fórum RNP. Rodrigo Piquet (Museu do Índio),  Paula Mello (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Maíra Corrêa (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN), José Murilo (Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura) e Fernanda Balbi (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES) enfatizaram a importância da preservação dos arquivos para a construção de uma memória nacional. “O avanço muito rápido da tecnologia nas décadas de 80 e 90 provocou mudanças em hardware e software em um tempo curto. Sem política de preservação, perdas irreparáveis foram causadas”, apontou Paula Mello.

Fonte: Entrenós RNP