Começa o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos

Nesta quarta-feira, 20, a Escola de Administração Fazendária recebeu os últimos retoques para o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. O evento começa hoje e vai até sexta-feira, dia 22. Mais de 600 pessoas de todo país já se inscreveram. Pelos corredores da escola, amontoam-se equipamentos, fios, material de identificação e muitos computadores. Preparado para um público de tecnologia da informação, o evento promete ser um marco tanto para o Governo Federal quanto para a sociedade civil. A ideia é simples e inovadora: o Estado abre seus dados e a população pode usá-los conforme a sua necessidade.

A pauta de dados abertos sempre foi considerada prioritária pelo Ministério do Planejamento (MP), mas o assunto ganhou visibilidade com o lançamento do Gabinete Digital pela Presidência da República. O gabinete é um canal de participação e diálogo entre governo e sociedade. “Existe um esforço crescente por parte do Governo Federal para utilizar as Tecnologias da Informação a serviço do cidadão”, afirmou Nazaré Lopes Bretas, secretária adjunta de logística e tecnologia da informação do MP.

Por meio do cruzamento de dados abertos, é possível desenvolver aplicativos que demonstrem ao cidadão, por exemplo, como seus vereadores estão votando, quais linhas de ônibus fazem determinado trajeto ou ainda quais são as empresas que obtiveram mais reclamações do Procon.

O 2º Encontro Nacional de Dados Abertos conta com um anexo poderoso: um concurso que escolherá os melhores aplicativos desenvolvidos com dados governamentais. Programadores apresentarão trabalhos feitos com informações do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Educação e de diversos órgãos públicos. A ideia é reutilizar os dados brutos e permitir a visualização de informações adicionais. “Queremos ver o que esses jovens talentos podem produzir”, incentivou Bretas. As inscrições para o concurso já estão encerradas, mas os interessados em participar do Encontro ainda podem se inscrever no local. Venha e participe!

2º Encontro Nacional de Dados Abertos

Local: Escola de Administração Fazendária (Esaf), Brasília, DF.

Dias: 21 e 22 de novembro

Programação e outras informações: http://2.encontro.dados.gov.br/