“Arte e Cura” – Exposição de Arte em Linguagens Híbridas com proposta de Arte Decolonial e Curadoria de Artista

“Arte e Cura” é uma Exposição de Arte em Linguagens Híbridas com proposta de Arte Decolonial e Curadoria de Artista. Cuja exposição em virtude da pandemia se apresenta apenas em suporte online. 

A exposição de curadoria de artista enquanto proposta teórica, metodológica e expositiva também faz link com a 33ª Bienal Internacional do Brasil no Ibirapuera em São Paulo, no ano de 2018, quando a bienal brasileira apresentou novos métodos de curadoria. Arte e Cura também é uma proposta de arte decolonial e de arte de “povos de terreiro”. 

A artista curadora se fundamenta nas teorias decoloniais, através das quais, os novos artistas contemporâneos e artistas curadores questionam e criticam explicitamente os legados coloniais na arte, na curadoria e na produção de crítica de arte. (“Arte e Descolonização”, projeto coordenado por André Mesquita e Mark Lewis. Edição 2019 © Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e os autores).

 A partir desses fundamentos teóricos, metodológicos e formas de pensar, sentir, se expressar, de ser e estar no mundo, a artista curadora propõe a exposição coletiva de arte dos “povos de terreiro”, enquanto proposta política, teórica, conceitual, estética e artística.

jonayza

Laboratório Multiuso de Pesquisa em Poéticas Visuais