NOTA PÚBLICA

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é espaço da diversidade cultural e política: a produção do conhecimento e a liberdade são premissas básicas da sua função social

Os diretores e diretoras dos Departamentos acadêmicos e campi que integram todos os Cursos da UNIFAP, manifestam sua indignação com a ação desencadeada por uma docente da instituição, que afronta a Universidade Pública Brasileira e o Estado Democrático de Direito. Não admitimos que nenhum/a aluno/a, seja vítima do arbítrio e da censura de suas escolhas políticas.

Nesta quarta-feira, 02 de novembro, chegou ao nosso conhecimento que uma docente vinculada a UNIFAP, em um grupo de WhatsApp de orientandos/as, informou para dois alunos que não seria mais sua orientadora, por não terem votado em seu candidato. O ato é injustificável, submetendo aos alunos em humilhações descabidas e censura por suas opções políticas, se constituindo em lamentável retrocesso para a democracia.

Solicitamos à reitoria abertura de procedimento administrativo visando a apuração dos fatos relatados, pois agride, assim, o estado democrático garantido na Constituição Federal. A nossa UNIFAP é patrimônio da sociedade amapaense, e sempre honrará a luta em favor da liberdade e da democracia. Viva a nossa UNIFAP!

DCET – Ciências Exatas e Tecnológicas
DED – Educação
DEAD – Educação a Distância
DFCH – Filosofia e Ciências Humanas
DMAD – Meio Ambiente e Desenvolvimento
DEPLA – Letras e Artes
DCBS – Ciências Biológicas e da Saúde
Campus Oiapoque
Campus Santana
Campus Mazagão

Macapá, 3 de novembro de 2022.