UEAP será sede da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016

Em todos os estados do Brasil, ocorre em outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – que é, sem dúvida, o maior evento acadêmico do país. Neste ano de 2016 no Amapá, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) teve a honra de ser escolhida para sediar a SNCT e, de acordo com a experiência obtida em 2015, estima-se que mais de 3 mil pessoas, entre acadêmicos e comunidade externa, irão circular pelos campi da Universidade entre 17 e 21 de outubro.

O objetivo é levar uma linguagem científica mais acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações da Ciência em nossa sociedade – por isso elegeu-se para a SNCT deste ano o tema “Integrando saberes e beneficiando a sociedade amapaense”.

No evento, serão divulgados trabalhos e produtos científicos de todos os cursos ofertados pelas três instituições públicas de ensino superior que atuam no Amapá: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), pelo Instituto Federal do AP (IFAP) e, claro, também pela Ueap, sede do evento.

“A programação está dividida em três grandes eixos: ensino, pesquisa e extensão. Nos cinco dias do evento teremos a Mostra Integrada das Profissões, Jornada de Iniciação Científica, Jornada de Pós-graduação, Ciclo Integrado de Inovação e Tecnologia, Mostra de Extensão, além das conferências plenárias, minicursos e oficinas”, explicou Dilnéia Tavares, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ueap e coordenadora do evento. Quanto à programação cultural, a coordenação planeja trazer atrações que estimulem a diversidade, adiantou Dilnéia Tavares.

INCRIÇÕES E MONITORIA – Para participar da SNCT o acadêmico deve preencher formulário no site http://www.snct2016ueap.com/inscricao. As inscrições são de forma gratuita e somente serão realizadas através do preenchimento dos formulários até 17 de Outubro de 2016. A coordenação do evento também está recrutando voluntários para atuar na monitoria durante a Semana. Os inscritos na monitoria receberão certificado de participação de 40 horas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T (DEPDI) e da Secretaria de C&T para Inclusão Social (SECIS). Conta com a participação de diversas instituições, como universidades e institutos de pesquisa, promovendo eventos que reúnem centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

O evento ocorrerá nos Campus I (Av. Presidente Vargas, 650) e Campus Graziela (Av. Duque de Caxias, 60), ambos no centro de Macapá.

Publicado em: Quinta-feira, 08 de Setembro de 2016 por Diego Diniz da Rocha – ASCOM
Última Modificação em : Quinta-feira, 08 de Setembro de 2016 por Alecsandra Silva – ASCOMa