2016

Desempenho agronômico de melancieira biofertirrigada em diferentes épocas de cultivo

Descrição: O cultivo da melancieira irrigada no Amapá é uma alternativa viável para os pequenos, médios e grandes produtores rurais, já que o estado possui condições climáticas favoráveis ao seu cultivo e fontes hídricas perenes que podem ser utilizadas para a irrigação; porém, os solos são, em sua grande maioria, distróficos, precisando de constantes reposições nutricionais para obtenção de elevadas produções. Objetiva-se com essa proposta avaliar o desempenho agronômico da melancieira biofertirrigada em diferentes épocas de cultivo no sul do Amapá.

Integrantes: Flávio da Silva Costa – Coordenador / Janivan Fernandes Suassuna – Integrante / Mellissa Sousa Sobrinho – Integrante / Kalyne Sonale Arruda de Brito – Integrante.

Educação de jovens e adultos: perfis de sujeitos-educandos em diferentes contextos

Descrição: Trata-se de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal do Amapá que tem como objetivo analisar a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos em diferentes conjunturas amapaenses. Em termos específicos, visa mapear perfis de sujeitos-educandos desta modalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alder de Sousa Dias – Coordenador / Pedro Correia de Souza – Integrante / Manoel Raimundo dos Santos – Integrante / Marília Pantoja Brito – Integrante / Marlo dos Reis – Integrante / Adriana Araújo Chagas – Integrante / Heliadora Georgete Pereira da Costa – Integrante / Ivanete Franklin Furtado – Integrante / Odite das Graças Brilhante dos Santos – Integrante / Júlia Milena da Paixão Oliveira – Integrante / João Colare da Mota Neto – Integrante / Cleidisom Ribeiro Alves – Integrante / Dayse Ruane dos Santos Alfaia – Integrante / Rodrigo Barbosa Bastos – Integrante / Isael Santos Maia de Deus – Integrante.

Juventude do campo, das águas e da floresta: sujeitos e trajetórias

Descrição: O Projeto Juventude do Campo, das Águas e da Floresta: Sujeitos e Trajetórias faz parte da Linha de Pesquisa Juventude Rural e Projeto de Vida do Grupo de Pesquisa Juventude Rural, Educação do Campo e Movimentos Sociais na Amazônia – JUREMA. O presente trabalho pretende discutir acerca das possibilidades de reprodução dos modos de vida extrativista, ribeirinho, quilombola na realidade da sucessão hereditária nas reservas extrativistas, no campo, nos rios e florestas do Amapá. A pesquisa pretende caracterizar os/as Jovens e a relação que os/as mesmos/as estabelecem com a educação/formação, a participação em organizações sociais, a gestão da unidade produtiva e perfil de renda e as imbricações destes elementos com as opções dos/as Jovens em permanecer ou não no campo.

Integrantes: Débora Mate Mendes – Coordenadora / Marlo dos Reis – Integrante / Alder de Sousa Dias – Integrante / Daniel Sousa dos Santos – Integrante / Diego Amoras Santana – Integrante.

Os fatores que determinam a permanecia na docência e as implicações no trabalho que realizam e nos desafios da contemporaneidade: um estudo sobre os professores do ensino médio

Descrição: A presente proposta objetiva investigar e analisar as representações de professores do ensino médio da rede pública sobre os fatores que determinam a permanecia na docência e as suas implicações no trabalho que realizam e nos desafios da contemporaneidade.

Integrantes: Ivany Pinto Nascimento – Coordenador / Débora Mate Mendes – Integrante / Marileia Pereira Trindade – Integrante / Joana Dárc Vasconcelos Neves – Integrante / Patricia Kimura – Integrante / Arlete Marinho – Integrante / Degiane da Silva Farias – Integrante.

Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) da Reserva Extrativista Rio Cajari: Levantamento etnobotânica, propagação e composição química

Descrição: O projeto visa a identificação de plantas alimentícias não convencionais (PANC?s) utilizadas pelos moradores da Reserva Extrativista (RESEX) Rio Cajari, no Sul do Estado do Amapá, realizar a propagação germinativa e investigação da composição química das espécies mais utilizadas pela população.

Integrantes: Ricardo Henrique Silva Santos – Coordenador / Galdino Xavier de Paula Filho – Integrante / Helena Maria Pinheiro-Sant’Ana – Integrante / Ceres Matos Della-Lucia – Integrante / Laercio Junio da Silva – Integrante / Adivair Freitas Ribeiro – Integrante / Willis Freitas Penha – Integrante / Alcidete Flexa Moraes – Integrante.