Um Estudo Sobre as Principais Dificuldades na Empregabilidade de um Engenheiro de Software

Aluno: Edson Monteiro Neto.

Resumo: A Empregabilidade pode ser definida como a possibilidade de uma pessoa dominar aptidões e conhecimentos requisitados em consoante oscilação das imposições do mercado de trabalho. Dados sobre empregabilidade são importantes para obtenção de métricas que direcionam a decisão de institutos de ensino na criação de cursos, visto que estes envolvem necessidades de mercado e gastos para sua criação e manutenção. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é aplicar um questionário que será submetido aos profissionais graduados da área de engenharia de software atuantes no Brasil. De modo a analisar aspectos que influenciam na empregabilidade do profissional, buscando sinalizar lacunas de conhecimento entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho com o objetivo de guiar possíveis trabalhos didáticos que amenizem as carências da formação acadêmica.

Palavras-chaves: Empregabilidade. Engenharia de Software. Brasil. Questionário.

Instituição: Universidade Federal do Amapá.

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação.

Conclusão: 04/2020.