0

Evento em dezembro na UNIFAP discutirá diversidade, movimentos sociais e feminismo

Nos dias 9 a 11 de dezembro, os projetos ‘Seminário de Gênero e Diversidade na Escola’, ‘Comunicação e Arte: Políticas do Corpo’ e ‘Simpósio sobre Gênero e Diversidade’, respectivamente em suas primeira, segunda e terceira edição, realizarão na Universidade Federal do Amapá (Unifap) evento em conjunto. O acontecimento discutirá “Educação para diversidade, novos movimentos sociais e feminismo” em vários pontos do campus Marco Zero.
O evento contará com rodas de conversas, mesas redondas, oficinas, minicursos, mostra de filmes e performances, que abordaram a discussão de temas como feminismo, igualdade de gênero, políticas LGBTT e étnico-raciais, abrindo diálogos para resistências, movimentos, questionamentos e provocação.
A programação começará nesta quinta-feira com o pré-evento, trazendo a Roda de Conversa “Chuca e Siririca: um diálogo sobre o corpo, interdições e descobertas”, e continuará na sexta-feira com a Mesa de Debate “Mapa da violência 2015: Um olhar para as desigualdades de gênero e raça”. E na outra semana, dia 04, Zeca Nosé terá seu primeiro encontro marcado em Oficina sobre Percepção Corporal.
Marcha das Vadias no Amapá
Em seu primeiro dia de evento oficial, a Unifap terá pela primeira vez a ‘Marcha das Vadias’ dentro do campus. No mesmo dia também acontecerá a ‘Vídeo-Instalação TransFormas’ com Éden Peretta, da Universidade Federal de Ouro Preto, o trabalho projeta “montagem” e “desmontagem” da maquiagem de quatro drag queens, em tecidos longos e temporalidades alteradas.
Vídeo-Instalação TransFormas
Na noite do mesmo dia acontecerá Roda de Conversa acerca do tema ‘A UNIFAP e o enfrentamento a homofobia e violência de gênero’. O fechamento do primeiro dia será com performance de Mapige Gemaque em “Brasil, mostra tua cara”.
O segundo dia de evento terá a prática do ‘Mamaço’ realizado pelo grupo Ciranda Materna, e também a realização do ‘Saiaço’. Às 19h ocorrerá Mesa de Debate sobre ‘Gênero, violência e políticas públicas’ com Ruth Almeida (Professora UFRA), Alzira Nogueira (Assistente Social do MP/AP) e Marcus Cardoso (Professor UNIFAP). Após a discussão haverá a Performance ‘As flores do Homem’ com Naldo Martins.
No terceiro e último dia, o Festival de Imagem e Movimento (FIM) trará para a programação sessões de cinema a partir das 17h30. Pela noite, acontecerá simultaneamente duas mesas redondas, a primeira com discussão sobre ‘Movimentos Sociais e Resistências Feministas’ e a segunda sobre ‘Educação para diversidade’.
A última performance “EU preciso ser bonita!” será de Sid Manequim, Performer de Rua e Drag Queen Performer de Belém-PA, trazendo como temática o exagero na estética e não aceitação do corpo.
Os minicursos, oficinas e roda de conversa serão realizados no segundo e terceiro dia de evento, pela manhã de 09h às 12h. Estudantes também poderão apresentar trabalhos acerca dos temas nos mesmos dias, as exposições serão no horário de 14h às 17h.
Um dos diferenciais desse ano, será a Ocupação Infantil, essa acontecerá paralela à programação científica dos eventos. Crianças terão um espaço para ler, ver filmes, pintar e brincar enquanto seus pais usufruam do evento.
O evento terá como encerramento a Festa DragParty, que ocorrerá no Centro de Vivências da Unifap, com discotecagem do Performer Sid Manequim.
Criles Monteiro
Acadêmica de Jornalismo da Unifap

Raysa Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *