Convidados e Palestrantes

Eliani Superti
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, realizou estágio de pós-doutorado em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é reitora da Universidade Federal do Amapá, pesquisadora do Observatório das Fronteiras do Platô das Guianas (OBFRON) e avaliadora de cursos de graduação do banco BASIS/MEC. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Fronteiras Internacionais, Direitos Sociais, Cidadania, Participação Politica e Meio Ambiente. Possui experiência no magistério superior, na pós-graduação e na área de administração de IES.
Ana Cristina Soares (Coordenadora de R.I)

Possui graduação em Ciências Sociais Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2001), graduação em Ciências Sociais Bacherelado pela Universidade Federal do Pará (2001), Mestrado em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2004) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professora Adjunto e coordenadora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá. Experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Participação Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria democrática, participação política, cidadania, relações de gênero e movimentos sociais.

Francisca Oliveira

Possui graduação em Bacharel Em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), graduação em Bacharel e Licenciado Em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é profª Drª adjunta I da Universidade Federal do Amapá e Líder do grupo anti-homofobia da universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Filosofia; Antropologia, Ciência Política atuando principalmente nos estudos de gênero e diversidade; identidade; políticas públicas LGBT; Direitos Humanos; Políticas de reconhecimento; Governamentalidade entre outros.

Márcia Larangeira

Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco(PPGCOM/UFPE). Graduada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou a equipe do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, por 18 anos, onde atuou como jornalista, educadora popular e assessora em desenvolvimento institucional. Foi membro da Coordenação Colegiada da instituição no período de 1996 a 2006, onde atuou como Coordenadora de Comunicação. Tem experiência em gênero, feminismo, desenvolvimento institucional, movimentos sociais, redes sociais, comunicação, pesquisa e desenvolvimento. Atua como consultora autônoma e sua produção atual se concentra em pesquisa e na área editorial. A trajetória profissional inclui trabalhos com teatro, televisão, vídeo, cinema.

Ruth Almeida

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2002), Mestre em Sociologia Geral pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (2013). Atualmente é professora da UFRA ministrando a disciplina Sociologia Rural e Agricultura Familiar nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Possui experiência nas área de Sociologia, com ênfase em questões socioambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, agricultura familiar, relação empresas e comunidades, mapeamento participativo de recursos naturais, unidades de conservação e conflitos sociais.
Fábio Ramalho

Professor adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Doutor em Comunicação (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco, vinculado à linha de pesquisa em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som. Pesquisou em sua tese a apropriação e o deslocamento de repertórios audiovisuais como modos de engajamento afetivo. Realizou estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na McGill University, Montréal, Canadá. Mestre em Comunicação pela UFPE (2009), com dissertação sobre cinema latino-americano contemporâneo. Especialista em Jornalismo Cultural pela UNICAP (2006) e graduado em Ciências da Administração pela FCAP-UPE (2004). Ensaísta premiado no II Concurso de Ensaios Mário Pedrosa sobre Arte e Cultura Contemporânea. Membro do coletivo pernambucano de realização audiovisual Surto & Deslumbramento.

Alzira Nogueira

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1998) com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente, é assistente social do Governo do Estado do Amapá e professora da Faculdade Seama e da Faculdade do Amapá – FAMAP.

Lylian Rodrigues
 

Docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2013). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2007). Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2004). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Política (UNIFAP/CNPq). Coordenadora do evento Políticas do Corpo (UNIFAP/2014). Professora de Comunicação Comunitária e Comunicação Política.

Eden Peretta

Professor Adjunto II do Departamento de Artes Cênicas (DEART) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Studi Teatrali e Cinematografici junto ao Dipartimento di Musica e Spettacolo da Università di Bologna, na Itália (2010). Colaborou como arte-educador em instituições do terceiro setor, prefeituras e universidades oferecendo cursos e projetos na área de Artes Cênicas, Educação e Ecologia. Durante a sua estadia na Europa e no Japão, além de realizar algumas publicações e de apresentar obras artísticas, acompanhou o trabalho de importantes mestres da dança moderna e contemporânea, concentrando-se principalmente no universo da dança Butô, argumento central de sua tese de doutorado, a qual foi publicada em formato de livro pela editora Perspectiva sob o título “O soldado nu: raízes da dança butô” (2015). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) HÍBRIDA – poéticas híbridas da cena contemporânea e do coletivo Anticorpos – investigações em dança, assim como é colaborador do MediaLab Caixa Preta (UFOP) – laboratório de interação entre o ator e as novas tecnologias. Pesquisa principalmente os campos do teatro-dança, da preparação corporal do ator, bem como os estudos sobre o corpo a partir das Ciências Humanas.

Alexsara Maciel

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (1991) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor assistente iii da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo e movimento de mulheres negras.

Isadora Canto

Graduada em psicologia pelo Instituto Macapaense do Ensino Superior – IMMES 2010, atuo como psicóloga Clínica no Nuúcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, atuo como psicóloga na Federação Amapaense de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, atuo com palestras e acolhimento.

Currículo Lattes

Emerson Silveira

Tem doutorado em Ciência da Religião e graduação em Ciências Sociais (ênfase em Antropologia), ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor adjunto do Departamento de Ciência da Religião (DCRE) – UFJF, leciona e é coordenador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR – UFJF). Atualmente desenvolve pesquisas em duas linhas: Católicos/evangélicos e suas memórias, tradições e estilos (espaço público, gênero, redes sociais) e Terapias complementares/integrativas e as cosmovisões e rituais religiosos (católicos, afro-brasileiros e outros).

Currículo Lattes


Zeca Nosé

Possui graduação em Ed. Artistica – Lic. Plena – Hab. Artes Cênicas pela FACULDADE PAULISTA DA ARTES (2009) e Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atua como diretor teatral e ativista cultural.
Marcus Andre de Souza
Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB (PPGAS/DAN/UnB). Pesquisador colaborador do PPGAS/DAN/UnB, pesquisador vinculado ao Instituto de Estudos Comparados de Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF) e membro do Laboratório de Pesquisa Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça, do departamento de antropologia da UnB (CAJU/DAN/UnB). Pós-Doutorado (2013-2014) na mesma instituição onde obtive meu título de doutor. Desde maio de 2013 estou vinculado ao curso de Ciências Sociais da UNIFAP, onde ministra aulas e realiza pesquisas na área da antropologia do direito e do conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *