Projetos de Extensão

EDITAL N° 01/2024 – COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS PARA O ESCRITÓRIO MODELO DO CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA – ANO 2024.

 

Bem-vindo ao processo seletivo do Escritório Modelo do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), sediado no Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

O Escritório Modelo do curso de Bacharelado em Geografia está em funcionamento desde 2019, atendendo a demandas internas da UNIFAP e externas, incluindo outras instituições e órgãos governamentais, além da sociedade civil. Registrado como Projeto de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da UNIFAP, por meio do Departamento de Extensão (DEX), o escritório tem como objetivo principal contribuir com a formação discente. Ele possibilita a aplicação de conhecimentos teóricos e técnicos por meio da interação entre a universidade e a sociedade, promovendo o exercício da cidadania.

O objetivo do Edital é selecionar alunos para atuar no Escritório Modelo no ano de 2024, proporcionando-lhes a oportunidade de aprimoramento técnico por meio de trabalhos práticos que permitam a análise espacial de fenômenos geográficos a partir de dados georreferenciados. Isso inclui a realização de diagnósticos de problemas sociais e ambientais, bem como a proposição de respostas para esses problemas.

 

Inscrições: 29/02/2024 a 03/03/2024.

>>>Edital do Processo Seletivo<<<

Inscrições abertas – >>>Formulário<<<
Resultado preliminar da homologação das inscrições: <<<clique aqui>>>
Resultado final da homologação das inscrições: <<<clique aqui>>>
Local e horário de realização da prova escrita: <<<clique aqui>>>
Gabarito da prova escrita: <<<clique aqui>>>
Resultado preliminar do processo seletivo: <<<clique aqui>>>
Resultado final do processo seletivo: <<<clique aqui>>>
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SIG AO POVO – 2018
COORDENADOR: GENIVAL FERNANDES ROCHA
Resumo:
As geotecnologias consideradas dentre geoprocessamento, sensoriamento remoto, Sistemas de Informações Geográficas O projeto se justifica e se torna viável no curso de geografia (UNIFAP) que conta com um Laboratório equipado e, na atualidade, muitos dos dados, informações e ambientes computacionais no âmbito das geotecnologias são disponibilizados de forma gratuita. A integração com outras áreas de formações favorece a interdisciplinaridade entre a Geografia e outras ciências e áreas de formação. Esta será uma iniciativa que informa, forma e contribui para a sociabilização das ferramentas de geotecnologias.
Período: 01/02/2018 a 31/03/2019
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LIVRO COM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE MULHERES PESQUISADORAS – 2018
Coordenação: ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA

Resumo do Produto:
Essa proposta tem por objetivo a organização de livro com vistas a reunir trabalhos científicos realizados por mulheres. O livro se dividirá em duas partes: uma contemplando capítulos relacionados à temática feminista como movimentos de mulheres, direitos da mulher, feminismos, mulheres na política, etc., e a outra, trabalhos desenvolvidos por mulheres nas mais diversas áreas do conhecimento.

Objetivos Gereais:

Os objetivos gerais dessa ação são: 1) organizar um livro com trabalhos sobre a temática feminista e que reúna trabalhos de diversas áreas realizados por mulheres. 2) Reunir pesquisadoras da Unifap e de outras instituições que tenham afinidade com o tema. 3) Criar uma rede de pesquisadoras.
Resultados Esperados:
Esperamos, com a publicação desse livro divulgar a pesquisa científica realizada por mulheres. Ainda, acreditamos ser importante o desenvolvimento de uma rede de pesquisadoras das mais diversas áreas.

Período: 12/03/2018 a 30/09/2018

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A LUTA PELA TERRA E A LUTA PELO TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA: MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MOVIMENTOS SOCIOESPACIAIS NO AMAPÁ – 2018
COORDENADORA: PATRÍCIA ROCHA CHAVES
Objetivo: Compreender as relações e processos sociais que desencadeiam os conflitos campo e na cidade 2. Reunir os protagonismos das classes e sujeitos sociais envolvidos em conflitos no campo na Amazônia e específico no Amapá; 3. Identificar alternativas de produção econômica, política e cultural que possam gerar propostas de políticas públicas ou políticas comunitárias locais
Período: 01/02/2018 a 08/01/2019
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OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSTRUIR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES – 2018
COORDENADORA: DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO
Resumo:
O Projeto visa contribuir com a formação dos alunos do ensino Médio das Escola Estadual Professora Maria Iraci Tavares, e seus familiares, com relação a percepção ambiental e as alterações do meio ambiente a partir das instalações de Usinas Hidrelétricas na bacia do Rio Araguari. Sobretudo, as hidrelétricas Coracy Nunes, Ferreira Gomes e Cachoeira Calderão. Tendo como finalidade a mudança na percepção ambiental da comunidade.
Período: 01/02/2018 a 31/01/2019
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FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA PROFESSORES – 2018
COORDENADORA: ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA
Resumo:
O projeto se insere no âmbito das práticas de ensino em geografia escolar e tem por objetivo ofertar formação complementar na área de cartografia escolar para acadêmicos dos cursos de licenciatura da UNIFAP e para professores de geografia e pedagogia da rede pública de ensino do Amapá. Os conteúdos a serem abordados, nos estudos e nas oficinas de formação do projeto, vão contemplar as demandas dos planos curriculares de educação da rede municipal e estadual de ensino, bem como as diretrizes curriculares nacionais para ensino de geografia. As atividades do projeto vão acontecer em três etapas sendo: estudos sobre o tema cartografia escolar; definição pela equipe do projeto de proposta didático/metodológica que norteará as atividades das oficinas formativas; e realização de quatro oficinas sobre cartografia escolar com a participação do público alvo. As atividades do projeto ocorrerão no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá, mais especificamente nos Laboratórios de Pesquisa e Ensino de Geografia e de Geoprocessamento do curso de Geografia, durante o ano de 2018. Deseja-se como resultado das ações do projeto contribuir para um maior conhecimento e domínio didático metodológico dos professores da rede pública de ensino sobre como trabalhar cartografia escolar com seus alunos.
Período: 01/02/2018 a 31/01/2019
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AÇÕES E EVENTOS DE EXTENSÃO – 2018
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SEMANA DO GEÓGRAFO – FESTA DO GEÓGRAFO  (EVENTO)
COORDENADOR: JEAN CLAUDIO SANTOS FONSECA
Objetivos Gerais:
A Semana do Geógrafo – 2018, que se realizará no mês de maio e junho de 2018, terá como objetivo promover o debate e intercâmbio da produção geográfica contemporânea entre pesquisadores, estudantes de geografia e comunidade em geral, constituindo um espaço privilegiado para a discussão do estado atual do conhecimento acerca das novas dinâmicas socioepaciais e suas influências no reordenamento territorial urbano regional e ambiental.Nesse sentido, o Evento visa dar continuidade ao aprofundamento da reflexão sobre os problemas e as questões que envolvem a implantação de novos projetos de desenvolvimento no Estado do Amapá e suas implicações nas dinâmicas socioespaciais – local e regional. As dificuldades enfrentadas em nosso estado exigem repensar as possibilidades de construção de um pensamento crítico, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e do conhecimento desenvolvido dentro e fora da academia.
Período: 31/05/2018 a 02/06/2018
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IV Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária , Meio Ambiente e Desenvolvimento (EVENTO)
COORDENADORA: ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA
Objetivos Gerais: promover o debate entre universidade, órgãos governamentais, instituições representativas de classes e a sociedade civil sobre a atual situação da reforma agrária e do meio ambiente no Estado do Amapá; propor ações no âmbito das políticas públicas e do desenvolvimento referentes a temática Desenvolvimento, reforma agrária e meio ambiente; debater as atuais política de regularização fundiária e os impactos sobre os povos do campo/ floresta do atual modelo de desenvolvimento agrário, em curso no Amapá.
Período: 28/05/2018 a 30/05/2018
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IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (EVENTO)
COORDENADORA: ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA

Resumo: O VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial: Limites e Desafios da Sustentabilidade Ambiental no Século XXI será realizado na Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero em Macapá. Objetiva promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável. Assim, trata-se de um momento singular no contexto nacional, com espaços destinados a discussão e intercâmbio de conhecimentos atrelados a temas relacionados com o evento que será constituído por um conjunto de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos por acadêmicos, técnicos o que propiciará uma maior troca de conhecimentos entre os participantes do congresso.

Objetivos Gerais: Objetiva promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável.

 Período: 26/09/2018 a 29/09/2018

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