Eventos

*************************************************************************************************************

———————————————————————————————————————————————————-

Debate

___________________________________________________________________________________________

Aspectos históricos e territoriais do Amapá

O Projeto “Aspectos históricos e territoriais do Amapá”, desenvolvido por professores do curso de História do Campus Binacional Oiapoque e idealizado pela ANPUH-AP, tem como objetivo realizar debates sobre a História do Amapá oportunizando aos acadêmicos do curso em conhecer mais sobre nossa historiografia. O evento buscará encontros semestrais e terá como discussão inicial “O território amapaense em disputa internacional – Reflexões históricas acerca da disputa territorial no setentrião brasileiro“.
                                                                        mesa redonda
  ((( Mesa Redonda ))) – O Amapá: Das fortificações ao Contestado Profº: Luís Gustavo – O Contestado Franco-brasileiro – História e memória de uma terra sem leis Profº: Jonathan Viana Data: 01/março (terça-feira) – 19 horas Local: Auditório Colares Emissão de certificados

—————————————————————————————————————————————-

Palestra com Dr. Gérald Migeon (Universidade da Guiana). Tema: Homem & Natureza: culturas arqueológicas da Guiana Francesa. Local: Auditório da Igreja Assembleia de Deus – Oiapoque, AP. Horário: 19h. Organização: Campus Binacional.

Palestra do dia 24.02.2016

I Encontro sobre Cultura Afro-Brasileira no município de Oiapoque A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/Campus Binacional) através dos Colegiados de História, Letras e Pedagogia, irá promover no próximo dia 21 de novembro de 2015, o I Encontro sobre Cultura Afro-Brasileira no município de Oiapoque. O evento é aberto a docentes, discentes, técnicos da UNIFAP e comunidade em geral. A programação é parte integrante das ações que estão ocorrendo em consonância a Semana da Ciência e Tecnologia (iniciado em outubro) em todo o país. E por ocasião da Semana da Consciência Negra, surge mais essa proposta a ser discutida neste Encontro. Nesta primeira edição, a coordenação/organização do evento fica por conta dos(as) professores(as) Jonathan Viana (História), Lucinéia Alves (Letras/Francês) e Fredson Vulcão (Pedagogia). Data: 21/11/2015. Local: Auditório Colares – anexo Campus Binacional da UNIFAP (centro). Horário: 08 horas – Credenciamento. 09 horas – Abertura e palestras. Emissão de certificados: Gratuito (vagas limitadas). Realização: ANPUH-AP, SNCT (MCTI) Apoio: NEAB, Direção do Campus Binacional, Coordenação de Graduação (COGRAD) e Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias (COPEA).

midia

PROGRAMAÇÃO 08h00 – Abertura e Inscrições  08h30 – Roda de Capoeira com grupo local 09h00 – Início dos seminários: 09h00 às 09h30A Literatura de José do Patrocínio e a representação de personagens negros (Profª. Lucinéia Alves – UNIFAP). 09h30 às 10h00História & Imaginário: a representação afro-pop do herói/heroína nos quadrinhos (Profº. Paulo Milhomens – UNIFAP). 10h00 às 10h30Cultura Afro-brasileira na escola: contribuição para a erradicação do racismo no ambiente escolar (Profº. Fredson Vulcão – UNIFAP). 10h30 às 11h00A participação africana na formação cultural brasileira (Profº. Jonathan Viana – UNIFAP). 11h00 às 11h30  – Literatura e História afro-brasileira identificada na obra A Noite dos Cristais (Profº. Luís Carlos de Santana – GEA).

I Diálogo entre História e Ciência: construindo novas representações sociais na fronteira  O evento ocorrerá como parte integrante da programação de apoio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, entre os dias 19 e 20/10, 15h-18h, Auditório Colares (anexo do Campus Binacional de Oiapoque). Programação: 19/10 – I Diálogo entre História e Ciência: construindo novas representações sociais na fronteira: História, Ciência e as novas representações sociais. Comunicações: História, Ciência e as Novas Abordagens: o caso da criminologia (Profº. Dinaldo Barbosa). História, Ciência e Ensino: o Novo Código Civil e as novas representações sociais (Profº. Diego Moura). História, Ciência e Ensino: as novas representações sociais na Amazônia (Profº. Luiz Gustavo). História, Ciência e Ensino: arqueologia e as suas representações no Amapá (Profª. Ana Cristina). História, Ciência e Ensino: as representações sociais no Amapá – de Cabralzinho à ICOMI (Profº. Jonathan Viana e a Profª. Elke Rocha). 20/10 – I Diálogo entre História e Ciência: construindo novas representações sociais na fronteira: História, Ciência e as novas representações sociais. Comunicações: História, Ciência e Ensino: as histórias em quadrinhos e as representações sociais no ensino de História (Profº. Paulo Milhomens). História, Ciência e Ensino: representação das personagens negras na obra de José Lins do Rego (Profª. Lucinéia Alves). História, Ciência e Ensino: interfaces da literatura brasileira e africana moderna – Leitura, cultura e tradução (Profª. Mariana Janaína Alves e Diego Gomes da Silva – bolsista). Debate sobre a obra A noite dos cristais (Luís Fulano de Tal) com o Profº. Luís Carlos de Santana.   Semana Nacional de Ciência & Tecnologia http://www.unifap.br/public/index/view/id/6642 ou acompanhe no site do Ministério da Ciência e Tecnologia: http://semanact.mcti.gov.br/programacao?p_p_id=pesquisarregistros_WAR_semanact2015portlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=3&pesquisarAtividade=true