Historiador e sociólogo Paulo Milhomens lança obra sobre xamanismo e jesuitismo na América Portuguesa.

O professor Paulo Milhomens (docente do curso de História da Universidade Federal do Amapá e Doutorando em Sociologia pela UFPB) acaba de lançar o livro Imaginário resiliente: ensaios sobre xamanismo, jesuitismo e América Portuguesa (2019) pela Mídia Gráfica & Editora (João Pessoa, Paraíba) e com parceria e divulgação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Resultado de uma pesquisa realizada na PUC-SP, o trabalho trata de forma interdisciplinar temas concernentes à História do Brasil, sobretudo, o período equivalente ao século XVI. O livro é composto por dois ensaios que tratam da Modernidade histórica e imaginária através do pensamento jesuítico (tanto na Península Ibérica como na América Portuguesa). Já primeiro ensaio discute de forma mais universal o pensamento arquetípico xamanista e a função sócio-histórica do mito.

O livro será lançado oficialmente em julho na UFPB e posteriormente em outras instituições como Universidade Federal Fluminense e Universidad de La República (Uruguay).

Livro disponível em: https://drive.google.com/file/d/1QNf8kGi4ckMp3VFHAkISEZkwSZtdcf17/view

 

 

 

 

 

CONVOCAÇÃO DISCENTE

A coordenação do curso de História – Campus Binacional Oiapoque convoca a todos os seus acadêmicos (turmas 2014.1 – 2014.2 & 2015), que estão com disciplinas pendentes de integralização em seu histórico acadêmico, para manifestar interesse em cursa-las nos semestres vindouros.

Para tanto, o acadêmico deverá dirigir-se à coordenação de História para assinar tal solicitação mediante Histórico Acadêmico em mãos.

Reforçamos que tal solicitação não garante ao aluno matrícula e/ou oferta de qualquer disciplina. Necessitando aguardar novas deliberações do colegiado que serão publicadas neste site e fixadas no mural de avisos do curso.

Prazo: 10  à  14 de junho de 2019.

Horário: 8 às 12 horas  /  15 às 18 horas

 

Atenciosamente,

Prof Jonathan Viana da Silva

COORDENADOR DO CURSO DE HISTÓRIA.
PORTARIA Nº 814/2018
 

2ª Semana de Ciências Sociais e Sociologia do Marco Zero

A 2ª Semana de Ciências Sociais e Sociologia com o tema Gênero: políticas públicas e movimentos sociais que ocorreu de 20 a 24 de maio.

Com temáticas que envolveram Povos tradicionais e comunidades étnicas do Amapá: possibilidades e abordagens na pesquisa social; Laços de sociabilidade LGBTQ+ no ambiente acadêmico; e Feminismo contemporâneo na perspectiva das mídias e dos movimentos sociais, a comunidade acadêmica pode debater com entusiasmo questões caras da sociedade contemporânea.

Representando o curso de História do Campus Binacional, o Prof. Dr. Dinaldo Barbosa, destaca que a cada dia a integração entre as unidades da UNIFAP consolidam as parcerias e os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

 

Mais duas alegrias para o nosso Oiapoque!

Com o título Aspectos históricos da violência contra a mulher na fronteira franco-brasileira: uma breve análise do município do Oiapoque, as alunas Biatriz Oliveira e Josilene Gusmão alcançaram o grau de Licenciadas em História do Campus Binacional.

A banca formada pelos os Professores Dinaldo Barbosa (Orientador), Carmentilla Martins (Avaliadora Externa) e Jonathan Viana (Avaliador Interno), oficializaram o ato que transcorreu na maior normalidade no dia 24 de maio de 2019 no auditório da Biblioteca Central do Campus Marco Zero.

Que venham mais graduados em História.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949

 

Banca de TCC Ana Iza e Sthefanni da Silva.

No dia 18 de março de 2019, as acadêmicas do curso de História Ana Iza Ribeiro e Sthefanni Mayara da Silva apresentaram o TCC intitulado “Memória de Clevelândia do Norte: Lembranças do Cotidiano no ‘Inferno Verde’ durante a República Oligárquica. A banca foi composta pelo professor Mestre Luiz Gustavo da Silva Costa (presidente), Profª Drª Elke Daniela Rocha e Profª Mestra Evelanne Samara. O trabalho de campo foi demorado e exaustivo resultando numa monografia que se apresenta como pioneira entre os acadêmicos de Oiapoque do curso de História. Parabéns às acadêmicas.

Banca de TCC Aldo e Loyane.

No dia 23 de abril, os acadêmicos Aldo Craveiro e Loyanne Pires, submeteram seu a monografia intitulada  No dia 23 de abril de 2019, os acadêmicos do curso de História do campus Binacional Aldo Cardoso e Loyanne Pires apresentaram o TCC intitulado “Os impactos da Cabanagem na costa setentrional do Grão-Pará (1822-1840)” perante a banca avaliadora composta pelos professores Me. Luiz Gustavo (presidente); Dr. Andrius Noronha e Drª Elke Daniela Rocha conseguindo aprovação conferida pela bem titulada banca e estando aptos para sua colação de grau. Parabéns aos nosso estimados acadêmicos e doravante professores de História.

Festa de formatura 2014.1.

No dia 20 de abril de 2019, a pioneira turma 2014.1 promoveu sua festa de formatura no salão de eventos “Casanova”. O evento contou com a presença de familiares, autoridades locais e professores do curso de História da Universidade Federal do Amapá do campus Binacional (Evelanne Samara e o coordenador Jonathan Viana). A o texto de oratória da turma ficou por conta da formanda Jéssica Mendes e uma belíssima homenagem aos docentes foi lida pela formanda Miryan Kelly. O professor Luiz Gustavo foi escolhido para ter a honra de ser homenageado como paraninfo o que se sentiu honrado e muito emocionado em seu discurso. Parabéns aos formandos presentes (Jéssica, Marco Jr. Márcia Rosa, Ana Iza, Miryan, Doriedson, Fabíola, Stefannie, Girlene, Lilciane, Ivonéia e Adriana). Desejamos todo sucesso em suas carreiras!

Bancas de TCC dos alunos do curso de História Juliana e Yuri Aniká.


No dia 20 de abril, os irmãos Yuri Aniká e Juliana Aniká da etnia Karipuna e alunos do curso de História da Unifap (campus Binacional) submeteram seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “As influências externas na formação da etnia Karipuna do Oiapoque-AP” à banca de avaliação presidida pelo prof. Luiz Gustavo e composta pelos membros profª Me. Evelanne da Silva e prof. Espec. e coordenador do curso de História Jonathan Viana, alcançando a nota máxima atribuída, sendo muito elogiado o trabalho pela professora Evelanne, titular da disciplina de História indígena. Parabéns aos nossos prezados alunos.

TCC Roberto Veiga e Joanício.

Parabéns aos nossos alunos, o servidor técnico da Unifap Roberto Veiga e a seu colega Joanício Sousa ambos orientados pela professora doutora Elke Daniela por sua aprovação na banca de avaliação de  TCC, intitulado “A Revolta dos catraieiros no Rio Oiapoque em 2012 e o cooperativismo no fortalecimento do movimento” apresentado em 30 de janeiro de 2019, estando aptos para suas colações de grau. Compuseram a banca os professores mestres Luiz Gustavo e Alexandre Amaral, que afirmaram que este trabalho é pioneiro sobre o fato e servirá de referência para outros.

Educação Inclusiva 2ª Parte: 1º Debate de Educação Inclusiva para PCD

Com o tema Construção de Identidade, Exercício da Cidadania e Dignidade Humana, o 1º Debate Universitário em Educação Inclusiva para Pessoas com Deficiência marcou o município do Oiapoque.

Palestras sobre Seguridade Social para a Pessoa com Deficiência, Abordagem Policial para Pessoa com Deficiência, o Ensino de Libras no Oiapoque e a APAE Oiapoque: sua História e suas Ações, abrilhantaram o evento.

Agradecemos imensamente ao Juiz Dr. Fábio Gurgel (aos servidores Daniele Calandrini, Wilton Caluf e Dominique Santos TJAP), à Sabrina Mendonça (INSS), ao Ten. Márcio Gomes e à SD. Paula (12º Batalhão PMAP), à Profa. Rosana Trindade (SEED), ao Prof. Antônio Rangel (APAE), aos acadêmicos da UNIFAP e IFAP, aos servidores da UNIFAP e IFAP, as comunidade tradicionais do Oiapoque e a população em geral, que tanto apoiou a construção de momento inesquecível.

Na oportunidade, foi apresentada ao Presidente da Câmara Municipal do Oiapoque, José Nazareno, o projeto de Lei de iniciativa popular que Estabelecerá normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, no Município de Oiapoque.

* Texto e Imagens: Professor Dr. Dinaldo Barbosa da Silva Júnior SIAPE 2190949 e da Professora Me. Evelanne Samara Alves da Silva.