Cooperação entre UNIFAP, UFPA, UFPI e UFMA resulta em publicação de obra que traz um debate interdisciplinar acerca das relações entre História, Arqueologia e Educação Museal

A coletânea História, Arqueologia e Educação Museal: Patrimônios e Memórias constitui o primeiro volume da Coleção História, Arqueologia e Educação Museal. O objetivo deste volume inicial consiste em explorar tais temas, de maneira interdisciplinar, com ênfase à relevância da cultura (i)material para a construção de conhecimentos históricos. Essas temáticas de estudo pretendem descortinar as mais diversas manifestações culturais e apontam para a complexidade das experiências humanas no tempo, as quais se constituem de mudanças e permanências configuradas espaço-temporalmente de modo singular, conforme as diferentes demandas sociais.

Ademais, o debate acerca das temáticas que dão nome à coleção contribui para a sensibilização do cuidado e da proteção do patrimônio cultural. Indispensável ao fortalecimento de sentimentos de identidade e cidadania, essa sensibilização resulta na valorização da pluralidade étnica e cultural que compõe a formação social das sociedades contemporâneas. Indo além, a obra também apresenta um panorama da realidade regional (norte e nordeste) acerca das complexidades, conflitos e desafios da preservação do patrimônio cultural.

A organização da coletânea nasceu da cooperação de profissionais vinculados à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre os organizadores, está a Profa. Dra. Ana Cristina Rocha Silva, docente do curso de Licenciatura em História do campus Binacional/UNIFAP. Os demais organizadores são: José Petrúcio de Farias Júnior (UFPI), Ligia Terezinha Lopes Simonian (UFPA) e Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus (UFMA). Ao todo, a obra possui 28 textos inéditos, assinados por pesquisadores/as do Brasil inteiro, que são referências nos temas abordados. Dentre esses/as pesquisadores/as, estão docentes vinculados a cursos de graduação e pós-graduação dos vários campi da UNIFAP.

A obra está disponível no site da EDUFPI (www.ufpi.br/edufpi) e também pode ser acessada pelo link adiante: https://www.yumpu.com/pt/document/read/65807004/historia-arqueologia-e-educacao-museal-patrimonio-e-memorias

 

Texto: Profa. Dra. Ana Cristina R. Silva.

paulomilhomens