0

COVID-19| Curso oferece monitoramento online aos candidatos do PSE

Criatividade, interação e aprendizados em tempo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Com esses esforços, o Colegiado de Matemática desenvolve aulas virtuais para ajudar candidatos do Processo Seletivo Estendido (PSE) do Curso de Licenciatura de Matemática, diante da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas na Universidade – (Resolução n. 7/2020-CONSU – 30/03/2020).

Os candidatos interagem pela plataforma online e realizam exercícios com a ajuda os professores. Imagem: Reprodução

As aulas são ministradas pelos docentes, Prof. Ms. Neylan Leal Dias, e pelo coordenador do Curso, Prof. Ms. Sérgio Barbosa de Miranda, por meio de vídeos chamadas, ‘lives’, e exercícios online. No entanto, essas aulas ‘não são oficiais’, ou seja, não contam como carga horária. O professor Neylan Dias explica que ao voltar a normalidade das atividades, irá prosseguir o conteúdo de onde parou nas aulas presenciais. Os estudos online seguem com a mesma exigência de sala de aula. O docente ressalta que sua experiência no Departamento de Ensino á Distância (EAD) do Curso de Matemática, colaborou ingressar nessas atividades.

Rotina de estudos

A iniciativa dos professores é uma forma de ajudar e motivar os candidatos, durante a suspensão, para que mantenham uma rotina de estudos e preparo. “É visto que a validação não oficial das aulas compromete o desenvolvimento de aprendizagem, pois muitos alunos não se sentem obrigados em participar. Porém, o esforço é limitado pela falta de internet e de um computador, em alguns casos”, recorda o professor Neylan Dias.

A candidata do processo seletivo estendido, Gabrielly Miranda dos Santos, 21 anos, comenta que aulas são importantes e ajudam a se prepararem para as provas e, sem este ritmo de estudos, provavelmente estaria estudando mais lentamente, “A prova exigirá de nós uma matemática bem abstrata, de uma forma que não costumamos ver no ensino médio ou no Enem. Para mim, isso é muito importante, e até prazeroso”, relata Gabrielly.

s aulas são ministradas pelos docentes, Ms. Neylan Leal Dias, e pelo coordenador do Curso, professor Sérgio Barbosa de Miranda. Imagem: Reprodução

Processo Seletivo

O Processo Seletivo Diferenciado do Curso de Licenciatura de Matemática requer duas etapas para o seu ingresso. Os candidatos realizam a primeira etapa por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como todos os demais candidatos. Porém, em vez de serem selecionados 50 novos alunos, são selecionados 120 candidatos para frequentar um semestre letivo na UNIFAP, onde irão cursar duas disciplinas (Álgebra Elementar e Introdução ao Cálculo).

O candidato precisa ser aprovado nestas duas disciplinas (nota maior ou igual a 50) e estar entre os 50 primeiros colocados para obter a vaga definitiva. Este sistema permite que a Universidade avalie melhor o candidato e sua capacidade de aprendizagem.

Fonte: Noticias UNIFAP

Rômulo Lima da Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *