Trabalho de egressas e professora do Curso foi aceito para publicar em livro

As egressas Cristiane Santos dos Santos e Karen Vanessa Silva Pacheco do Curso de Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a professora Eliane Leal Vasquez terão o capítulo de livro “A modelagem matemática como estratégia para planejar e revolver avaliações na UNIFAP: Uma experiência de ensino intercultural” publicado no livro digital: Ensino de Ciências e Educação Matemática 4 da editora ATENA, cuja editora chefe é a Profª Dra Antonella Carvalho de Oliveira e estará disponível para acesso no website em Junho/2020: http://www.atenaeditora.com.br, conforme esclarece a Declaração de Aceite do trabalho.

O trabalho de autoria de Santos, Karen e Vasquez (2020) analisa a modelagem matemática como estratégia em duas avaliações que foram aplicadas, em 2012, na Graduação em Educação Escolar Indígena na UNIFAP. Em 2018, o estudo foi desenvolvido como monografia do Curso de Graduação em Matemática, com base no método descritivo e coleta de dados obtida através da pesquisa bibliográfica e documental.

O resultado evidencia que a modelagem matemática foi utilizada como uma estratégia para planejar e resolver avaliações no ensino superior, com questões abertas sobre funções elementares, buscando instigar a criatividade e a reflexão sobre como produzir e resolver trabalhos de ciências exatas na formação inicial de professores indígenas.

Artigo: A modelagem matemática como estratégia para planejar e revolver avaliações na UNIFAP: Uma experiência de ensino intercultural

Rômulo Lima da Gama