Comunidade Acadêmica Federada – CAFe

A Universidade Federal do Amapá encontra-se homologada na RNP para fazer parte da comunidade acadêmica federada (CAFe), a federação de identidade reúne diversas instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil e mantem uma base de seus usuário e compartilham serviços entre si.

As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço (SP). As organizações usuárias da RNP que atuam como provedores de identidade têm atualmente um subsídio completo no preço associado ao uso do serviço da CAFe. Além disso, nenhum dos acordos atuais prevê qualquer custo para os provedores de serviço. A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

Atualmente a CAFe tem quatro serviços ativos para uso dentro da federação, dentre eles o principal utilizado é o Portal de Periódicos CAPES.

Portal de Periódicos da CAPEs

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 30 mil títulos, com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Tipo de acesso: disponível para instituições participantes do Portal de Periódicos da CAPES

Microsoft DreamSpark

É um programa da Microsoft que oferece software, para download gratuito, a estudantes de nível superior. Este programa já é oferecido em diversos países através de federações acadêmicas como a CAFe.

Tipo de acesso: gratuito para membros da CAFe. Existe também a opção de adesão a uma conta Premium, com mais funcionalidades e mais softwares disponíveis para download. A taxa de inscrição e os requisitos para adesão são definidos pela Microsoft.

GISELA Science Gateway

É um portal de aplicações científicas do projeto Grid Initiatives for e-Science virtual Communities in Europe and Latin America (GISELA), que funciona como uma interface para um ambiente de grid.

Seu principal objetivo é implantar uma infraestrutura de grids na América Latina, através de um modelo de sustentabilidade baseado nas “Iniciativas Nacionais de Grids” (NGIs). Para isso, utiliza-se da associação com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), e as redes nacionais de ensino e pesquisa (NRENs) latino-americanas, além da colaboração com a Iniciativa Europeia de Grids (European Grid Intiative – EGI)

Tipo de acesso: gratuito.

edugain: Atlases

Trata-se de uma biblioteca de imagens de patologia em alta resolução. É voltado para estudantes de Medicina e profissionais da área médica.

Tipo de acesso: gratuito.

Donwload dos manuais para acesso ao serviços:

Portal de Periodicos CAPES

edugain: Atlases