Rute inaugura núcleos em Manaus, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

Foram inaugurados quatro novos núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os novos pontos integram a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Fundação Alfredo da Matta (FUAM), ambas em Manaus, o Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB), em Belo Horizonte e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no Rio de Janeiro.

A cerimônia de inauguração conjunta teve início na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), com a presença do Coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, e foi transmitida por vídeo conferência para que os demais núcleos inaugurados participassem em tempo real, assim como os núcleos da Rute já existentes e convidados. Estiveram presentes membros Rute da UNIFESP (SP), do CGSH (MS), do HU-UEL (PR), entre outros, assim como a Coordenadora do Programa Telessaúde Brasil Redes, Tâmara Guedes, em representação à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

RUTE

Com as quatro inaugurações, a Rute passa a ter 82 núcleos em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão e avaliação.

Os núcleos de Telessaúde e Telemedicina são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e são conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.  Entre outros objetivos, a Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.

Atualmente, a Rute possui 56 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de 300 instituições, inclusive algumas da América Latina.

Fonte: RNP