Comprasnet implanta novo módulo de compras compartilhadas

Ferramenta eletrônica otimiza gestão da Ata de Registro de Preços

O primeiro módulo de Gestão da Ata de Registro de Preços foi implantado nesta segunda-feira, 18, no Portal de Compras do Governo Federal, o Comprasnet. A ferramenta eletrônico tem o objetivo de melhorar a gestão das compras e contratações realizadas por vários órgãos da Administração Pública. O Comprasnet é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).

“Este novo módulo possibilitará um melhor planejamento das compras e cada órgão fará a aquisição de acordo com a sua real necessidade”, explica Loreni Foresti, secretária de logística e tecnologia da informação do MP. De acordo com o Foresti, o módulo padroniza as aquisições, otimiza o tempo do gestor e também amplia a transparência, pois as contratações poderão ser acompanhadas por qualquer cidadão no Comprasnet.

Entre as funcionalidades da ferramenta estão as seguintes: número da licitação, vigência da ata, quantidade adquirida, quantidade homologada e o percentual adquirido. Além disso, já está disponível a busca pela Unidade Administrativa de Serviços Gerais (UASG), por fornecedor e por itens vigentes ou com saldo.

Quando da consulta foi realizada por fornecedor, o sistema irá apresentar as seguintes opções: quantidade total homologada, fornecida e saldo total; valor unitário homologado/valor total empenhado/saldo; ordem da classificação; empenhos realizados; os contratos: tipo/vigência/valor contratado.

No próximo ano será implantado o módulo de Adesão a Ata de Registro de Preços. A proposta desta ferramenta eletrônica é desburocratizar o processo, pois toda a solicitação de adesão a ata por órgão não participante será realizada via sistema, assim como a sua aceitação ou não pelo órgão gerenciador da compra.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Governo Eletrônico

 

Deixe um comentário