Governo e sociedade juntos pela Inclusão Digital

Começou na última quarta-feira (11) a 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, promovida pelo governo federal em parceria com a sociedade civil. A iniciativa acontece no Hotel Nacional, em Brasília, e vai até sexta-feira (13). O objetivo é debater a configuração atual das tecnologias de informação e levantar novas propostas para a inclusão digital no país.

A pedagoga Eliane Neves Salgado, do município de Oriximiná, no Pará é um exemplo concreto de como a oficina pode aproximar o cidadão dos agentes públicos. Localizado na Amazônia paraense, o município é conhecido por abrigar comunidades indígenas e quilombolas em suas proximidades.

Eliane Salgado trabalha como garçonete. Servindo uma mesa de bar, se interessou pela conversa de alguns acadêmicos que tinham vindo de Santarém (PA) para levar aos indígenas da comunidade Waiwai conhecimentos na área digital. Desde então, a pedagoga, que tem treinamento em informática, tenta promover a inclusão digital de povos indígenas.

A participante conta que veio a oficina para encontrar informações que possam ajudá-la a mobilizar pessoas a promover a inclusão dos moradores de Oriximiná. “Sofri muito quando estava fazendo faculdade. Lá no município só temos duas lan houses e um ponto de internet gratuito oferecido por uma mineradora. Fica difícil estudar assim”, relatou Eliane.

DADOS ABERTOS

Além de discutir o acesso e a inclusão digital, a oficina também levanta questões como transparência, segurança de informações governamentais e redução da exigência da presença física de pessoas que necessitam de serviços governamentais. Todas essas questões passam pela divulgação de dados em formato aberto, política promovida pela Secretaria de Logística e Segurança da Informação do Ministério do Planejamento. “As possibilidades que surgem a partir da divulgação de dados abertos são infinitas. Com acesso a um conjunto de informações governamentais, o cidadão pode montar um negócio ou mesmo acompanhar os gastos de seu município”, explicou João Batista Ferri, diretor de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento.

A Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é um evento que acontece desde 2001, inicialmente organizado pelo governo federal e hoje contando com a coordenação do movimento social organizado, que busca reunir tanto agentes públicos quanto a população atuante em espaços que oferecem o acesso às tecnologias da informação, para o debate da configuração atual e de novas propostas para a política de inclusão digital no país.

Mais informações podem ser acessadas na página eletrônica do evento.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Governo Eletrônico

 

Deixe um comentário