AULA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA

Na manhã do dia 25/09/2013 os discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem realizaram a primeira aula prática do sobre o Sistema Cardiovascular. Sob a supervisão do Prof. Dr. Diego Santos Fagundes os discentes puderam colocar em prática os conteúdos aprendidos e associar teoria–prática dos seguintes temas: (i) Mensuração da Frequência cardíaca, (ii) Mensuração da Pressão Arterial de repouso (segundo American Heart Association guidelines), (iii) Comportamento da pressão arterial e frequência cardíaca em virtude das variações da postura corporal e (iv) Comportamento da pressão arterial e frequência cardíaca frente ao exercício físico.

Segundo o Prof. Dr. Diego Santos Fagundes, as aulas práticas, além de muito prazerosa e estimulante para os discentes, propiciam uma aproximação às diretrizes curriculares nacionais em especial a Diretriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem no que tange o desenvolvimento de habilidades e que estas possam estar compondo competências diferentes.

 Para os acadêmicos Carlos Augusto Sampaio Correa, Elizafran Ferreira Rodrigues, Antônia Albertina Araújo Ferreira, Angelina Carmo Silva e Kátia Pantoja Brandão, as aulas práticas de fisiologia em especial a do sistema cardiovascular são construtivas ao ponto de aproximar a teoria da prática. Segundo os acadêmicos a aula prática de hoje foi uma aula dinâmica e com muita interação entre os discentes e o professor, em que segundo eles, aulas como a de hoje “produz muitos frutos”. Possibilitou, por exemplo, maior entendimento da teoria e destreza no manuseio dos aparelhos utilizados na aula prática.

 Texto revisado por: Prof. Esp. Max Silva do Espírito Santo

IMG_1070 IMG_1073 IMG_1119 IMG_1077