Bullying será tema de Projeto de Extensão no Campus Binacional do Oiapoque

STOP BULLYING

A partir do dia 05/08/2017, terá início o Projeto de Extensão, sob código PJ09-2017, denominado “Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)”, no Campus Binacional do Oiapoque, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, do Colegiado do Curso de Pedagogia.

O Projeto de Extensão visa atender a necessidade de discussão sobre a temática Bullying, enquanto fenômeno social, no âmbito da universidade, uma vez que tal fenômeno traz graves consequências tanto para quem o pratica quanto para quem sofre.

É uma discussão emergente e o curso de Pedagogia, enquanto referência para a formação inicial de Professores para a Educação Básica, tem responsabilidade social nesse enfrentamento, assim como toda e qualquer temática que possa perpassar a sala de aula.

De acordo com o Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, o Projeto de Extensão ora apresentado, tem ainda como um de seus objetivos, atender ao que dispõe a Lei Federal n. 13.185/2015 que trata da necessidade, pelas Instituições de Ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior, de instituírem programas de combate a essa forma de violência, bem como sua versão digital, o cyberbullying.

O Projeto de extensão “Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)” será desenvolvido aos sábados, a partir de quatro Oficinas presenciais, nos dias 05/08, 12/08, 19/08 e 26/08/17, com conteúdos, atividades e estratégias rigorosamente planejadas para a conscientização e enfrentamento do Bullying, no âmbito do Campus Binacional do Oiapoque.

Em relação ao local, à inscrição e ao horário dos encontros, o Prof. Dr. Ademar Santos, lembra que serão publicados oportunamente. Todos os envolvidos para a execução do Projeto de Extensão, bem como aos inscritos, receberão certificados para fins de currículo ou atividades acadêmico-culturais complementares.

PROFESSORA DO CURSO DE ENFERMAGEM RECEBE MENÇÃO HONROSA EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, sob orientação do Prof. Dr. Divane de Vargas.

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, sob orientação do Prof. Dr. Divane de Vargas.

O curso de Enfermagem do Campus Binacional foi destaque durante o II Simpósio Internacional em Enfermagem em Adições, promovido pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) realizado nos dias 05, 06 e 07 de julho. Durante o evento ainda teve a 1º Reunião do Capítulo Brasileiro da International Nursing Society on Addictions (intNSA) com a participação do presidente Stephen Strobbe (University of Michigan School of Nursing – USA).

O trabalho intitulado USO DE ÁLCOOL EM INDIGENAS DA ETNIA KARIPUNA NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE-AP recebeu MENÇÃO HONROSA como melhor trabalho na categoria modalidade oral de autoria professora Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, sob orientação do Prof. Dr. Divane de Vargas.

 

 

 

Virada Cultural do Oiapoque: uma realidade!

IMG_3432  IMG_3583  IMG_3416  IMG_3423
A 2ª Virada Cultural do Oiapoque, que compreende as manifestações artísticas e culturais, pautada na pluralidade e no multiculturalismo do Oiapoque e do seu entorno, vem a cada ano inovando e ampliando suas atividades.

IMG_3437  IMG_3442  IMG_3435  IMG_3495 

Nesta versão propôs uma série de atividades voltadas para as comunidades tradicionais do município, com palestras, oficinas, atendimento médico, atendimento jurídico e atendimento psicossocial, além de apresentações musicais e de danças que dão ênfase as culturas afrodescendente e indígena da região.

IMG_3577

O ponto máximo do evento foi o compromisso do Vereador e Prof. Luiz Armando de inserir no calendário cultural do Oiapoque, através de projeto de Lei, a Virada Cultural como já ocorre nas principais cidades do País.

Encerramos as atividades agradecendo aos parceiros públicos e privados que sempre apoiaram a cultura no Oiapoque. Deixamos também, o convite para a 3ª Virada Cultural em 2018 que terá como objetivo os servidores da educação em âmbito federal, estadual e municipal do Oiapoque.

Funcionamento da Biblioteca

Comunicado

Durante o período de recesso acadêmico a Biblioteca do Campus Binacional da UNIFAP funcionará das 08:hrs às 18:hrs. E a partir do dia 31 de julho de 2017 (segunda-feira), a mesma volta a funcionar no horário normal, das 08:hrs às 22:hrs.

Atenciosamente,

Asscom – Campus Binacional

I Seminário os Indígenas e a Universidade

IMG_3599

I Seminário os Indígenas e a Universidade deu início no dia 12 de julho na quadra de esporte da Escola Joaquim Nabuco, com a presença da Vice-Reitora da Universidade Federal do Amapá Dra. Adelma Barros Mendes, Diretor do Campus Binacional Prof. Fredson Vulcão, docentes da Unifap, lideranças Indígenas e acadêmicos. O I Seminário trata dos 10 anos de lutas, conquistas e desafios do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII).

Ao longo de uma semana de extensa atividade acadêmica, estará acontecendo Palestras educativas, seminários, mesa-redonda, minicursos e oficinas. A semana irá mostrar a trajetória histórica do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena um espaço de discussão para as comunidades acadêmica e indígena refletirem sobre os impactos, as conquistas e os desafios da formação de professores indígenas em nível superior.

IMG_3593  IMG_3595  IMG_3590  IMG_3602

Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos

A UFRJ, a partir de uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, promove o Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos. Nosso programa consiste num elenco de cursos destinados somente ao Servidor Público, com a finalidade de oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais/técnicos e ainda oportuniza a interação entre os servidores, permitindo a troca mútua de experiências profissionais respeitando a subjetividade dos sujeitos. A fim de incentivar a adesão de novos servidores aos nossos cursos, informamos que estão abertas as inscrições para os cursos de extensão abaixo:

Educação Superior em Perspectiva: questões contemporâneas do sistema universitário federal brasileiro – EaD
Boas práticas de laboratório e Segurança Química – EaD
Elaboração de Apresentações Profissionais – EaD
O papel das emoções públicas na política cultural da democracia – Presencial
Métodos de Análise e Sistemas Biológicos – Presencial

No link http://profos.pr5.ufrj.br/ o servidor poderá acompanhar todos os nossos cursos e efetuar sua inscrição.

Equipe PROFOS
Divisão de Educação/PR-5/UFRJ
(21)3938-0625

O curso de Pedagogia do Campus Binacional do Oiapoque tem seu primeiro docente com Doutorado

Da esquerda para direita: Profª Dra. Rosemary Roggero (UNINOVE). Profª Dra. Maria de Lourdes Ramos da Silva (USP). Orientando Prof. Me. Ademar Alves dos Santos (UNINOVE). Orientador Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra (UNINOVE). Profª Dra. Marília Macorin de Azevedo (Centro Paula Souza). Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri (UNINOVE).

Da esquerda para direita: Profª Dra. Rosemary Roggero (UNINOVE). Profª Dra. Maria de Lourdes Ramos da Silva (USP). Orientando Prof. Me. Ademar Alves dos Santos (UNINOVE). Orientador Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra (UNINOVE). Profª Dra. Marília Macorin de Azevedo (Centro Paula Souza). Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri (UNINOVE).

A Direção Geral do Campus Binacional do Oiapoque, parabeniza o docente, Ademar Alves dos Santos, do curso de Pedagogia, em virtude de sua Defesa Pública de Tese de Doutorado em Educação. A defesa ocorreu no dia 30/05/2017, no Prédio da Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em São Paulo.

O Prof. Ademar Alves dos Santos, defendeu a Tese denominada “Cyberbullying, Mídia e Educação à luz do Pensamento Complexo”, sendo aprovado com grandes elogios pela Banca Examinadora e incentivado a publicar sua Tese no formato livro, disponibilizando sua importante produção para o público em geral.

A Tese traz um denso conteúdo sobre os aspectos históricos e as principais concepções referentes ao Bullying e ao Cyberbullying, considerando o contexto das grandes transformações sociais, o processo de globalização, a era da informatização do conhecimento e a espetacularização das Redes Sociais, no ciberespaço.

Nesse último aspecto, a Tese traz, ainda, para o debate acadêmico-social, as grandes preocupações que as autoridades governamentais têm demonstrado, não apenas com as questões relacionadas aos crimes cibernéticos, mas também, com o alto índice de cybervítimas de stalking e fraudes em documentos pessoais, a partir da conectividade na Rede Mundial de Computadores.

RELAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DESLIGADOS DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC.

Macapá, 10 de Julho de 2017.

Informamos o DESLIGAMENTO dos acadêmicos beneficiários abaixo listados, do Programa Bolsa Permanência do MEC, pois os mesmos já ultrapassaram o período permitido pela Portaria 389/2013, que é o tempo normal de duração da graduação, conforme o anexo II, podendo ficar até 2 (dois) semestre após este período, os acadêmicos já não encontram-se mais no critério para a permanência de percepção de beneficio, ressaltando que o levantamento ocorreu do periode de 14/06/2017 a 03/07/2017, vide históricos em anexos.

NOME

CURSO

CAMPI

01

ALAIR HENRIQUE

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

02

ANA MARIA DOS SANTOS ANIKA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

03

ANILSON MARCIAL SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

04

AZARIAS OIOI IAPARRA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

05

BRIGELE QUARESMA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

06

CARLOS ALBERTO MACIAL MALAQUIAS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

07

CLAUDIA RENATA LOD MORAES

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

08

CLECIO NARCISO DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

09

CLEBSON DOS SANTOS FORTE

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

10

DANIEL SILVA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

11

DIENA MACIAL SFAIR

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

12

DIEGO PISA MACIAL

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

13

EDIELSON IAPARRA LABONTE

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

14

EDINILSON PASTANA MACIEL

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

15

EDINEUZA MIRANDA NUNES

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

16

EDSON DOS SANTOS FIGUEIREDO

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

17

ELDER DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

18

ERLIS DOS SANTOS KARIPUNA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

19

ERIKA WANE NUNES

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

20

EMERSON VIDAL AMARAL

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

21

FABIO DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

22

EVERALDO FELIPE DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

23

FRANCIARA DOS SANTOS MACIEL

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

24

GELSON PASTANA MACIEL

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

25

GEISA DOS SANTOS OLIVEIRA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

26

GLEUZA IAPARRA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

27

GUSTAVO ANIKA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

28

IZAIAS LABONTE

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

29

JANINA DOS SANTOS FORTE

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

30

JOELMA PASTAN BENAMOR

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

31

KALINA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

32

KASSIA ANGELA LOD MORAES GALIBY

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

33

KUTANAN WAIAPI WAIANA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

34

LEANDRA RAMOS OLIVEIRA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

35

LAURO BATISTA ANIKA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

36

LETICIA FELIPE ANIKA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

37

LUCILIA EMILIANA LOD

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

38

MAIARA IMAKARIPY APALAI WAIANA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

39

MAGNO SANTOS DA SILVA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

40

MACINALDO FORTE FILHO

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

41

LUIZ WALLAC OLIVEIRA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

42

MARILUCI MACIEL IAPARRA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

43

MARUAGA DOS SANTOS SILVA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

44

MARCILENE DOS SANTOS FORTE

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

45

NAIA FORTE DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

46

NAIARA FONTINELI SILVA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

47

NATALINA ANIKA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

48

OBERDAN SOUZA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

49

PRISCILA BARBOSA DE FREITAS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

50

RODILTON FELIPE DA PAIXAO

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

51

RODINALDO DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

52

SAMARA DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

53

SINESIA FORTE DOS SANTOS

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

54

SILENU APALAI WAIANA

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

55

SOLANGE FORTE GALIBY

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

56

TANCREDO DA PAIXÃO

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

57

TARAKU ASI WAIAPI

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

58

VISENI WAIAPI

LIC. INTERCULTURAL INDÍGENA

OIAPOQUE

Atenciosamente,

MARLENE OLIVEIRA DA SILVA ALMEIDA

Diretora do DACE/PROEAC

Portaria nº 1.376/2016-UNIFAP

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 01/2017 DE CONSULTA PRÉVIA PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DO CAMPUS BINACIONAL DO OIAPOQUE PARA QUADRIÊNIO 2017-2021

Onde se lê:

10.2 – A contabilização dos votos levará em consideração o número total de votos válidos por categoria e o peso dos mesmos, ocorrendo de acordo com o prescrito no inciso III, do art. 16 da Lei 5.540/68, obedecendo a seguinte fórmula:

RC = [(e/E).15 + (t/T).15 + (d/D).70]

Sendo:

RC = Resultado do candidato

E = Número de estudantes votantes

T = Número de técnicos-administrativos votantes

D = Número de docentes votantes

e = Número votos de estudantes ao candidato

t = Número votos de técnicos-administrativos ao candidato

d = Número votos de docentes ao candidato

Leia-se:

10.2 – O peso do voto será paritário contribuindo cada categoria com 1/3 (um terço) dos votos, calculados sobre o número de eleitores habilitados a votar em cada segmento, ocorrendo de acordo com o prescrito no artigo 5º do Regimento Eleitoral e de Consulta Prévia da Universidade Federal do Amapá (Resolução Nº 010/2017), devidamente aprovada pelo CONSU, obedecendo a seguinte fórmula:

Sem títuloxc

Sendo:

RC = Resultado do candidato

E = Número de estudantes votantes

T = Número de técnicos-administrativos votantes

D = Número de docentes votantes

e = Número votos de estudantes ao candidato

t = Número votos de técnicos-administrativos ao candidato

d = Número votos de docentes ao candidato

 

Oiapoque – AP, 10 de julho de 2017

__________________

Otávio Luís Siqueira Couto

Presidente da Comissão Eleitoral

Portaria nº 1091/2017

ATENÇÃO ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE

Sem título2

O Enade é componente curricular obrigatório da graduação, e, portanto, deve ser inscrito no histórico escolar dos concluintes. Com o objetivo de dar suporte a esse importante momento da vida acadêmica, a Progad e o Deavi estão organizando várias ações, visando esclarecer o que é o Enade e como participar adequadamente do processo avaliativo.

Dessa forma, destacamos abaixo as principais datas do Enade 2017

  • DIA 10 DE JULHO A 01 DE AGOSTO - Inscrição dos acadêmicos concluintes aptos para realização da prova do Enade. O coordenador de cada curso deverá realizar este procedimento.
  • DIA 15 DE AGOSTO, ÀS 09H – palestra para docente sobre: pressupostos
    balizadores do enode 2017 com a especialista no assunto, Dra. Ana Olga.
  • DIA 15 DE AGOSTO, ÀS 14H – Oficina aos professores sobre elaboração de questões nos moldes do Enade.
  • DIA 15, ÀS 19H, 20H E 21H – para os acadêmicos concluintes dos cursos que serão avaliados, será apresentada a importância do Enade como componente curricular obrigatório e como preencher o formulário eletrônico.

 

IMPORTANTE: A PROVA DO ENADE SERÁ APLICADA NO DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2017

Cursos que serão avaliados em 2017:

História

Geografia

Ciências Biologicas

Pedagogia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ