0

SISU 2018: Unifap convoca selecionados para matrícula em cursos dos campi Santana e Binacional

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), publicou edital de convocação para habilitação e matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – Segunda Edição de 2018, em três licenciaturas do campus de Santana (Filosofia, Letras – Português e Pedagogia) e sete graduações do campus Binacional do Oiapoque (Licenciatura em Ciências Biológicas, Enfermagem, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras – Português/Francês, Licenciatura em Pedagogia e Direito.

os candidatos selecionados em graduações do campus Binacional do Oiapoque deverão comparecer no campus nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 deste mês, no horário de 8h30 às 16h30, com exceção do dia 27, que será de 8h30 às 13h por conta do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Todos os candidatos selecionados deverão apresentar originais e fotocópias dos documentos relacionados no edital de convocação. O candidato deverá, ainda, trazer um classificador transparente com elástico incolor e uma foto 3×4.

Os candidatos que optaram em concorrer através das modalidades de reserva de vagas (sistemas de cotas) deverão apresentar, ainda, na habilitação da matrícula, documentos comprobatórios listados no edital de convocação.

O candidato que não comparecer no período e local estabelecidos neste edital perderá o direito à vaga. Mais informações no edital de convocação, disponível no site da Unifap.

0

Serviço de Apoio Psicológico para a comunidade universitária.

O psicólogo do Campus Binacional do Oiapoque torna pública a disponibilização do Serviço de Apoio Psicológico para a comunidade universitária.

O serviço tem o objetivo de oferecer atendimento de suporte em caráter avaliativo, terapêutico e prognóstico em psicologia, acolhendo demandas que podem ir de dificuldades adaptativas cotidianas a transtornos mentais.

A atuação do psicólogo visa à orientação e manejo de dificuldades e sintomas, auxiliando as pessoas na compreensão de si e de suas capacidades. Isso significa que a psicologia não tem objetivo de alcançar cura ou solução definitiva, mas de auxiliar no desenvolvimento adaptativo do ser humano diante das diversas situações da vida.

Também podem ser executadas atividades de orientação profissional, seleção profissional, apoio ao ensino, extensão e pesquisa, e emissão de parecer para temas relacionados à psicologia.

Cabe ressaltar, entretanto, conforme o próprio nome denota, que este é um serviço de apoio. Portanto, demandas que extrapolem a capacidade de atuação do profissional, como transtornos graves, ou cuja especificidade exijam maior capacidade técnica, receberão a orientação para encaminhamentos, permanecendo o serviço sempre à disposição para prestar o auxílio que lhe compete.

Os interessados em utilizar o serviço devem realizar seu cadastro no seguinte link: Cadastro – Serviço de Apoio Psicológico – Campus Oiapoque/UNIFAP.

Após a realização do cadastro, o psicólogo entrará em contato com o/a solicitante, por meio do WhatsApp, e-mail ou das caixas postais do SIGAA/SIPAC/SIGRH, para agendar o atendimento.

Cada atendimento tem a duração de 01h40min.

No primeiro atendimento de cada solicitação é apresentado o Termo de Consentimento Informado (TCI) no qual o serviço e suas condições são apresentados.

As informações pessoais coletadas serão usadas somente para fins profissionais em psicologia e para a organização administrativa do serviço, sendo mantidas sob sigilo profissional em registro documental, conforme disposto pela Resolução CFP nº 1/2009. O acesso a estas informações será restrito ao psicólogo e à pessoa a quem se referirem, bem como nos casos previstos na Lei nº 12.527/2011, regulamentada pelo Decreto nº 7.724/2012.

O serviço é prestado pelo psicólogo Renan Netto de Matos Vieira, CRP 10/04640. Dúvidas, elogios ou reclamações podem ser enviadas ao e-mail rnnnmv4@unifap.br.

Consulta prévia Reitoria: Chapa 30 é a mais votada

A Chapa 30, encabeçada pelos professores Júlio Sá (reitor) e Simone Leal (vice-reitora), foi a mais votada na consulta prévia para a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com 46,59% do total de votos válidos. O resultado foi divulgado na madrugada desta quinta-feira, 7, cinco horas após o término da votação, ocorrida na quarta, 6, das 9h às 21h, em todos os campi da Instituição. Em segundo lugar ficou a Chapa 10, dos docentes Emerson Castilho e Rosivaldo Gomes, com 37,44%. Os professores Piedade Videira e Lúcio Viana (Chapa 40) foram o terceiro mais votado, com 9,01% e, em quarto lugar, com 6,96% dos votos válidos, ficou a Chapa 20, dos professores Padre Aldenor e Rostan Martins. Voto de aluno, técnico e professor tiveram peso igual (paritário), de forma que cada categoria representasse um terço dos votos. Como as três categorias têm tamanhos diferentes, o peso de cada voto foi ajustado proporcionalmente para que não houvesse distorções. Concluído o processo de Consulta Prévia e do julgamento dos recursos, a CCP terá até esta sexta-feira, 8, para encaminhar, por meio de Relatório Circunstanciado de Atividades, o resultado ao Conselho Superior Universitário (Consu). O conselho atuará como colégio eleitoral para elaboração da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC), que indicará o nome que administrará a Unifap pelos próximos quatro anos (2018-2022).

AC-15-2018-RESULTADO-DA-CONSULTA-PRÉVIA

AULA MAGNA MARCA O INÍCIO DO PRIMEIRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL DO CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE

20180504_195255  20180504_2024262

O Curso de Geografia do Campus Binacional de Oiapoque iniciou no dia 04 de maio de 2018 sua pós-graduação Especialização em Geografia, com tema: Relações Socioespaciais na Fronteira Franco-Brasileira: Ensino e Desenvolvimento local.

A conferência de abertura ocorreu no auditório do Fórum da comarca de Oiapoque com a presença do Prof. Dr. Edson Vicente da Silva (Cacau) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento recebeu a participação de autoridades locais e também de acadêmicos.

Acreditamos que esse curso seja primordial para o surgimento de novos cursos de pós-graduações no Campus Binacional.

Prof. Dr. José Mauro Palhares.

Coordenador do Curso de Especialização

Ciclo de Palestras destinada a comunidade acadêmica

palestras 07-05-2018-1

O Grupo de Estudos Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemática por meio do Projeto de Extensão “Formação docente indígena: práticas pedagógicas interdisciplinares” realizará no dia 07/05/2018 às 18h, um ciclo de palestras destinada a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado digital.

Cristiane do Socorro dos Santos Nery
Professora Efetiva – UNIFAP – Campus Binacional Oiapoque
DIPESPG  1723/2017

CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA – 2018

A Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, em conformidade com o Edital Nº. 001/2017. –CEGEOFB/UNIFAP CONVOCA para habilitação e matrícula os candidatos aprovados e classificados no Processo de Seletivo para o ingresso de discentes no Curso de Especialização em Geografia em Relações Socioespaciais na Fronteira Franco Brasileira: Ensino e Desenvolvimento Local (PS- CEGEOFB 2017), Campus Binacional – Oiapoque/UNIFAP. Para Habilitação e Matrícula os candidatos deverão comparecer ao Campus Binacional- Oiapoque/UNIFAP, nos dias 26 e 27/04/2018, no horário de 08h30min às 11h30min e das 14h00min as 17h30min.

Segue anexo: Edital N. 0012017 CEGEOFBUNIFAP CONVOCA

Colação de Grau da primeira turma do Curso de Enfermagem do Campus Binacional de Oiapoque

IMG_3300

A Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional de Oiapoque realizou a cerimônia de colação de grau dos formandos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, evento que ocorreu no auditório do Fórum da Comarca de Oiapoque. A cerimônia contou com as presenças da Magnífica Reitora da Universidade Federal do Amapá professora Drª Eliane Superti, Vice-reitora Professora Dra. Adelma das Neves Nunes Barros e do Diretor do Campus Binacional Professor Dr. Francisco Otávio Landim Neto. Coloram grau na primeira turma do Curso de Bacharelado em Enfermagem, seguintes acadêmicos e acadêmicas: Anilei Facundes da Silva, Atonia Albertina Araújo Ferreira, Carlos Augusto Sampaio, Elaine Cristina Gomes de Oliveira, Elizafran Ferreira Rodrigues, Jenifer Barbara Fernandes Costa, Juliana Baia da Silva, Katia Pantoja Brandão, Maria do Perpetuo Socorro Lima da Silva, Marilene da Silva Lima, Quélita Moraes Mendonça, Rosangela Maria Rodrigues de Brito e Tamilles Alves de Oliveira de Assunção.

IMG-20180421-WA0033  IMG-20180421-WA0073  IMG-20180421-WA0037  IMG-20180421-WA0071

O Diretor do Campus Binacional, professor Otávio Landim, afirmou que “a cerimônia de colação de grau dos acadêmicos e acadêmicas do curso de Bacharelado em Enfermagem foi importante para a sociedade de Oiapoque que agora conta com reforço de profissionais que podem contribuir com a melhoria na prestação de serviços no âmbito da saúde”. Ainda de acordo com o prof. Otávio Landim “ deve-se reconhecer importância dos professores e dos servidores técnicos do colegiado de enfermagem que mesmo diante de um conjunto de desafios e dificuldades no âmbito de estrutura física sempre buscaram alternativas em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, Reitoria e Direção do Campus para a efetivação de uma formação adequada e com qualidade”. Conforme o professor Otávio Landim “o efetivo processo de consolidação do Campus Binacional será efetivado em sua plenitude quando a infraestrutura atender as necessidades externadas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Graduação e Pós-graduação existentes no Campus. Nesse sentido, faz-se necessário a união de forças para se atingir a consolidação e expansão do ensino superior no município de Oiapoque”.

IMG-20180421-WA0068  IMG-20180421-WA0067  IMG-20180421-WA0035  IMG-20180421-WA0041

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA EM RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA: ENSINO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CAMPUS BINACIONAL DO OIAPOQUE
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

 

EDITAL N.º001/2017-CEGEOFB/UNIFAP

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA EM RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA: ENSINO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

RESULTADO FINAL, COM ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO, NOS TERMOS DO ITEM 5, DO PRESENTE EDITAL.

CLASSIF. NOME NOTA
FRANCINETE VIANA DA SILVA CORRÊA 15,21
ALACIDE LEMOS LEITE 14,54
CARLOS ALBERTO FARIAS BORGES 14,34
FÁBIO NILSON GOMES VILHENA 13,70
WESLEY PEREIRA MULATO 13,65
AUDALICE DOS SANTOS FEITOSA 13,21
TEREZINHA DE JESUS RAMALHO 12,81
MAXWARA DOS SANTOS CARDOSO 12,43
CASSIANO PANTOJA GONÇALVES NETO 12,08
10º CÉLIA DOS SANTOS NARCISO 12,03
11º TATIANE COSTA DA SILVA 11,67
12º EDILENE FERREIRA DE PAULA 11,59
13º WILLIAMES JOSÉ DE SOUSA BARATA 11,41

 Oiapoque-AP, 28 de novembro de 2017.

Prof. M.Sc. Uédio Robds Leite da Silva
Vice-Coordenador do Curso de Especialização em Geografia.
Portaria nº 1681/2017.

Universidade oferta 44 bolsas de intercâmbios nacional e internacional para acadêmicos de graduação

A Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), está ofertando 44 bolsas e auxílios de mobilidade nacional e internacional a acadêmicos dos cursos de graduação da Instituição. São cinco editais com inscrições abertas, para intercâmbio em instituições de ensino superior brasileiras e do exterior.

Confira quais são as oportunidades:

- AUXÍLIO MOBILIDADE NACIONAL: As inscrições estão abertas até 25 de abril de 2018 e são presenciais, na Procri para alunos dos campiMarco Zero, Santana e Mazagão, e na Divisão de Cooperação e Relações Interinstitucionais do Oiapoque, para acadêmicos do campus Binacional. São dez bolsas (seis para estudantes do campus Marco Zero e quatro para acadêmicos dos outros campi da Unifap), com valores que variam de R$ 2,4 mil ou R$ 3,6 mil, para estudar o segundo semestre de 2018 em instituição de ensino superior brasileira (pública ou privada, federal ou estadual) de qualquer região do país. Confira o edital completo aqui.     

- BOLSAS SANTANDER / ANDIFES MOBILIDADE NACIONAL: O prazo de inscrições encerra no dia 27 de abril. São 15 bolsas no valor de R$ 3 mil, sendo dez para o campus Marco Zero e cinco para os demais campi, para intercâmbio em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) participantes do Programa de Mobilidade da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Requisitos, locais de inscrição e outras informações no edital de seleção, disponível aqui.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES BRASIL-COLÔMBIA (BRACOL 2018): Inscrições até 30 de abril, pelo e-mailinscricoesalunos.procri@gmail.com. Estão sendo ofertadas duas bolsas para universidades colombianas, uma para a Universidad Pedagogica Nacional (UPN) e outra para a Universidad Militar Nueva Granada. O acadêmico selecionado terá as despesas com alimentação e alojamento cobertas pela universidade anfitriã e ajuda de custo de R$ 2,4 mil ou R$ 3,6 mil. Mais informações no edital de seleção.

- AJUDA DE CUSTO PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO: acadêmicos da Unifap interessados em realizar intercâmbio para universidades de qualquer país têm até o dia 26 de junho para concorrer às dez bolsas ofertadas, nos valores de R$ 2,4 mil ou R$ 3,6 mil. O candidato poderá se inscrever gratuitamente pelo e-mail inscricoesalunos.procri@gmail.com. Saiba todas as informações para se candidatar a uma das bolsas no site da Procri.

- PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER: são sete bolsas para intercâmbio em instituições de ensino superior de países ibero-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai) e as inscrições podem ser efetuadas até 12 de setembro deste ano. O estudante selecionado pode realizar estudos no nível de graduação durante um semestre letivo ou efetuar estudos de idioma e cultura espanholas e/ou programas de estágio e/ou projetos de extensão universitária. Para concorrer às bolsas, os alunos interessados deverão se inscrever através do App Santander Universitário ou por meio do Portal Santander Universidades e, após realizar inscrição no site do Santander, o candidato deverá finalizar sua inscrição encaminhando para o e-mail mobilidade.procri@unifap.bros documentos listados no edital de seleção.

Serviço:

Editais de Mobilidade Nacional e Internacional da Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri)

44 bolsas ao todo, distribuídas em cinco editais. Público-alvo: acadêmicos de graduação dos campi da Unifap. Confira os prazos de inscrição, requisitos, valores e demais informações nos editais de seleção, disponíveis na aba “Editais Abertos” do site da Procri > http://www2.unifap.br/procri/

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA BOLSA TRABALHO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 01/2018/PROEAC/UNIFAP DE 06 DE ABRIL DE 2018
A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), no âmbito de sua competência, torna público o processo seletivo para cadastro de reserva do Programa Bolsa Trabalho Universitária, de acordo com as disposições legais e regulamentares vigentes e as normas contidas neste Edital e seus anexos.

Edital n° 01-2018-PROEAC-UNIFAP – Processo Seletivo Bolsa Trabalho Universitária

MANUAL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (1)

MODELO DE DECLARAÇÃO DE COMPROVAÇÃO FAMILIAR E RENDA

RETIFICAÇÃO 01 – EDITAL BOLSA TRABALHO (1)