PROFESSORA DO CURSO LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA PARTICIPA E COORDENA SIMPÓSIO TEMÁTICO NO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ETNO-HISTÓRIA NO CHILE

Entre os dias 10 a 14 de novembro de 2014 a professora Ms. Carina Santos de Almeida (Licenciatura Intercultural Indígena – UNIFAP, Oiapoque) apresentou sua ponencia Povos Indígenas no Brasil e a Proteção Tutelar às avessas: o Relatório Figueiredo e as múltiplas faces da ‘proteção’ e ‘assistência’ ao povo Kaingang e também coordenou juntamente com os professores Dr. Clovis Antonio Brighenti (História – UNILA, Foz do Iguaçú) e Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold (PPGH-UFSC, Florianópolis) o Simpósio Temático Protagonismo Indígena Latino-Americano: contribuição para a História Indígena e para a Etno-História.

O simpósio reuniu 13 pesquisadores da temática da História Indígena e Etno-História de diversos lugares da América Latina e como produto publicará na Revista Internacional Diálogo Andino os melhores artigos das apresentações. O Simpósio procurou estabelecer diálogos interinstitucionais com pesquisadores de diversas universidades bem como articular relações e redes de estudos e pesquisas sobre História Indígena e Educação Escolar Indígena. O X Congresso ocorrerá em 2017 em Quito no Equador e os coordenadores promoverão a segunda edição do Simpósio.

ETNO HISTORIA ETNO HISTORIA2 ETNO HISTORIA3