I Seminário Internacional de Criminologia em Oiapoque, recebeu palestrantes do Brasil e da França.

O I Seminário Internacional de Criminologia: Direitos Humanos e Sistema Penitenciário, evento coordenado pelo Prof. Me. Newton Cruz do Colegiado de Direito de Oiapoque, ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do Fórum do município e recebeu palestrantes do Brasil e da França. O evento articulado em parceria com a Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais da UNIFAP teve entre seus palestrantes o Prof. Dr. Chistopher Lojou (Doutor em Direito pela Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense) outros professores da própria instituição e convidados, nos quais, destacam-se a presença Prof. Me. Dinaldo Barbosa (Prof. do Curso de História/UNIFAP), Lucas Nascimento (Mestre pela Universidade Federal da Bahia – UFBA) e Cirlene Costa dos Reis (Diretora do Centro de Custódia de Oiapoque). O seminário contou ainda, com a colaboração de professores do Colegiado de Letras, prof. Max Silva e Mariana Alves, para a tradução simultânea das palestras em língua francesa.

A promoção desse evento foi uma oportunidade importante para divulgar, refletir e discutir sobre a crise do sistema prisional brasileiro, assim como o debate de temas relevantes na área, com destaque a prevenção da criminalidade na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa. Além disso, o evento permitiu ainda a participação dos acadêmicos do Campus Binacional e de outras instituições, tais como a Justiça Federal e Centro de Custódia de Oiapoque, com destaque para efetiva participação das turmas de Direito que contribuíram diretamente para a organização e divulgação geral do evento na mídia e na cidade.

I SEMINÁRIO DE CRIMINOLOGIA