Unifap sobe nove posições no ranking universitário da Folha de São Paulo

UnifaplogoA Universidade Federal do Amapá (Unifap) subiu nove posições no Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, passando da 175ª posição em 2014 para a 166ª posição este ano. O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pelo jornal desde 2012 e classifica 192 universidades brasileiras de todas as regiões do país. O resultado deste ano foi publicado ontem (14).

Para a reitora da Unifap, profª. Drª. Eliane Superti, a melhor colocação da instituição no ranking deste ano demonstra que a instituição está avançando na qualidade do ensino ofertado.

“A Unifap ainda tem muitos desafios no seu processo de consolidação, mas o melhor posicionamento no ranking 2015 da Folha de São Paulo já reflete as ações que têm sido implementadas para a melhoria global da instituição, seja na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, seja na infraestrutura da universidade”, afirma Eliane.

Indicadores

O Ranking Universitário Folha avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A universidade avaliada recebe notas em cada um desses indicadores e a nota final é a soma das notas dos indicadores, totalizando o máximo de cem pontos.

No quesito “ensino”, a Unifap ficou na 126ª posição, o que para a reitora evidencia o avanço da instituição na qualidade dos cursos.

“A nota só não foi mais confortável porque alguns cursos ainda têm um desempenho frágil no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior (Enade), o que reflete no processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC)”, explica Eliane.

A reitora afirma ainda que existe um esforço institucional muito grande no sentido de implementar ações – como a revisão dos projetos pedagógicos, concursos para contratação de novos docentes e construção  e ampliação de infraestruturas – de maneira que, até 2018, todas as graduações da instituição tenham conceito 4 na avaliação do MEC. “Ao cumprir essa meta, a Unifap estará entre as 100 melhores universidades do país”, avalia Superti.

Os indicadores “internacionalização” e “mercado” pesaram na avaliação da Unifap pelo RUF, deixando a universidade na 168ª e 169ª posições, respectivamente.

Em relação à internacionalização da instituição, Eliane Superti lembra que agora que a Unifap tem um projeto de internacionalização  (aprovado, inclusive, pelo MEC). “A Pró-reitoria de Relações Interinstitucionais já tem colocado o projeto de internacionalização da universidade em prática, com editais de fomento à mobilidade acadêmica internacional de docentes e estudantes que irão inserir a comunidade acadêmica em redes internacionais de pesquisa e fomentar parcerias para trabalhos e publicação em conjunto. Essas ações com certeza elevarão o posicionamento da Unifap nos próximos rankings”, acredita.

No quesito “mercado”, o ranking da Folha ouve responsáveis pela contratação de profissionais no setor privado do mercado de trabalho. “A maioria dos cursos da Unifap que atende as necessidades do setor privado, como as engenharias, medicina, administração, entre outros, não formaram as suas primeiras turmas, e isso impacta diretamente na nota da Unifap. Além disso, os egressos dos cursos de licenciatura da universidade atuam, em sua grande maioria, em instituições públicas de ensino, e o setor público não é ouvido pelo ranking”, explica Eliane.

A pesquisa da Unifap ficou em 147º lugar no RUF e, segundo Eliane Superti, com os editais de apoio à pesquisa lançados este ano, esse quesito tende também a ser melhor avaliado em 2016. Sobre a inovação na Unifap, a reitora acredita também ser um dos maiores desafios da instituição. “Estamos ainda amadurecendo no desenvolvimento de tecnologia e inovação dentro da instituição, o que requer políticas de longo prazo para colhermos resultados”, conclui.

Obras – apesar da infraestrutura não ser avaliada no ranking universitário da Folha de São Paulo, a reitora acredita que as obras estruturantes que serão construídas nos campi da Unifap nos próximos anos irão impactar diretamente na qualidade do ensino, pesquisa e extensão da universidade.

“O Hospital Universitário já começa a ser construído ano que vem. Dia 2 de outubro entregamos o Bloco A do campus Oiapoque. Outra obra garantida é a construção da pista olímpica de atletismo no campus da capital, que custará R$ 10 milhões, fruto da negociação direta com o Ministério do Esporte”, enumera Superti.

As demais obras que estão previstas são o prédio do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, o prédio do Departamento de Letras e Artes, obras estruturais no campus de Oiapoque, oito subestações elétricas, a reforma de todos os banheiros do campus Marco Zero do Equador. “Os ônibus circulares dos campi Santana, Mazagão e Oiapoque já serão realidade neste semestre, assim que as aulas retornarem”, afirma a reitora.