A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AGORA É PLURINACIONAL!

IMG_0902  3° ano do ensino médio (3)  IMG_0899  2013-12-06 08.29.35

A SNCT 2015 inova no extremo norte brasileiro. A fronteira franco-brasileira tornou-se pequena para a dimensão alcançada do maior evento de Ciência e Tecnologia do País.

Com a crescente permanente das instituições de ensino, pesquisa e extensão nos rincões deste país, era de se esperar que comunidades nacionais e transfronteiriças pudessem ter acesso as transformações científicas, sociais e econômicas advindas da globalização.

A presença das comunidades tradicionais no processo de construção do conhecimento, e no debate contínuo da promoção da inclusão social e econômica, possibilita a construção de uma sociedade mais justa e equânime. Além disso, a presença da Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional, nas comunidades tradicionais, sejam elas indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, reforça a necessidade e a importância desta Instituição nesse contexto de melhoria da sociedade, afirma o membro da Coordenadoria de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias do Campus Binacional, Náriton Alberto.

Ainda, a SNCT 2015 rompe a fronteira nacional e acessa a população da Guiana Francesa, através do projeto de Extensão Educação Transfronteiriça, coordenado pelo Professor Dinaldo Barbosa. “O mesmo destaca que pela primeira vez uma Universidade Federal da área de fronteira consegue expandir a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para outras instituições educacionais na Guiana Francesa. Ainda, como coordenador da SNCT 2015 Campus Binacional e do Projeto de extensão Educação Prisional Transfronteiriça, destaca que projetos dessa natureza possibilitam uma ampliação das políticas públicas brasileiras, para brasileiros em outros países, bem como, para cidadãos plurinacionais e adeptos de uma sociedade global sustentável”.

Acreditar é o principal lema para transformar a sociedade em que vivemos. Não obstante, o sentimento de pertencimento é a motivação necessária para a valorização, construção e a ampliação de uma sociedade justa, destaca o Diretor do Campus Binacional o Professor Eduardo Alfena.