Arqueologia amapaense em debate

20151017_114130  20151017_092443  20151017_114001  20151017_101745

Ocorrido no último dia 17 de outubro, o I Encontro Internacional de Arqueologia, promovido pela Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional de Oiapoque, organizado pelo Curso de História com apoio de docentes e discentes, celebrou sua primeira edição com sucesso junto à comunidade acadêmica.

O encontro foi uma iniciativa dos(as) docentes Ana Cristina Rocha (Campus Binacional), Dinaldo Barbosa (Campus Binacional), Edinaldo Pinheiro (conferencista convidado/Curso de História – Campus Marco Zero/Macapá) e Ramiro Esdras (conferencista convidado/Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Campus de Oiapoque).

O evento contou ainda com a participação e colaboração do Prof. Marcus Vinícius de Freitas (Curso de Relações Internacionais – Campus Marco Zero/Macapá) que esteve representando a Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH – Regional Amapá).

As conferências A ocupação antiga da Amazônia (Prof. Edinaldo Pinheiro) e A gestão do patrimônio arqueológico do Amapá (Profª. Ana Critina Rocha) são destaques no evento.

O professor e arqueólogo Edinaldo Pinheiro também aproveitou para promover a divulgação de algumas de suas obras, entre elas, a recente Desenvolvimento cultural em terra firme: condições ecológicas de ocupação humana na região do Amapari no período pré-colonial (Editora da UNIFAP, 2014).

Apoio: ANPUH-AP, Direção do Campus Binacional/UNIFAP e Coordenação de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias – COPEA.

Texto: Prof. Me. Gladson Paulo Milhomens Fonseca