Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento à comunidade acadêmica sobre serviços e infraestrutura na Unifap

Com a mudança da conjuntura econômica nacional, iniciada no final de 2013, o Governo Federal reduziu drasticamente o repasse das verbas orçamentárias para Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Nesse ambiente de restrição financeira, que resultou no corte de 50% do orçamento da UNIFAP e no aguardo da liberação do orçamento de 2016 para definição de prioridades, a administração da UNIFAP está agindo firmemente para que as atividades acadêmicas e demandas estruturais da Universidade não sejam afetadas. Assim, diferente de algumas coirmãs, estamos honrando os compromissos com os fornecedores de serviços básicos.

Em função dos importantes questionamentos feitos pela comunidade acadêmica, preocupada com o destino da nossa Universidade, a administração da UNIFAP esclarece abaixo os pontos críticos que têm suscitado informações desencontradas:

 

1) Restaurante Universitário

O fornecimento de alimentação de qualidade é essencial para a vida universitária. Para isso, o Restaurante Universitário (RU) segue critérios técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para isso, nutricionistas e fiscais técnicos reúnem-se diariamente para acompanhar e avaliar os procedimentos adotados no provimento das três refeições diárias ofertadas pelo restaurante. Todas as reclamações são analisadas e levadas ao conhecimento da empresa prestadora do serviço na forma de notificação quando ferem alguma norma ou quando se refere a ajuste de procedimentos. Para facilitar a comunicação dos acontecimentos, reclamações e sugestões para os serviços do RU, a Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) já disponibiliza e-mail, totens e caixa de sugestões. Será aberto outro canal de comunicação, via Whatsapp. Também, ficará à disposição dos usuários do RU um administrador da empresa terceirizada para receber e ouvir as reclamações.

Nutricionistas iniciarão, após o carnaval, pesquisa de aceitabilidade para identificar os pontos fortes e fracos do RU. Após a realização da pesquisa, o Comitê Gestor do RU analisará os resultados para implantação de melhorias. Possuem assentos assegurados, pelo regimento, no Comitê Gestor do RU servidores (docentes e técnicos-administrativos) e alunos.

Quanto ao fornecimento de água, a perfuração do poço está em fase de conclusão para impedir a paralisação do RU. Após o término do poço, serão realizados testes químicos e microbiológicos, para assegurar a potabilidade da água.

2) Água

Em relação às interrupções no abastecimento de água na UNIFAP, a instituição, por meio dos ofícios n° 52/2016 e 59/2016 e tratativas pessoais, solicitou à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) ações para que o fornecimento de água seja garantido 24 horas por dia, informando à Caesa que a interrupção está causando sérios transtornos às atividades acadêmicas, como a interrupção de aulas, ensaios de experimentos de pesquisa e ensino, construção de obras, impossibilidade de utilização dos banheiros e salas, bem como a suspensão do fornecimento de refeições diárias aos estudantes no Restaurante Universitário. A administração da UNIFAP, em paralelo, está buscando soluções técnicas para abastecimento próprio dos campi, que fornecerão autonomia em uma perspectiva sustentável para a Universidade. Para tal, foram realizadas tentativas de perfuração e de reativação de poços nos campi Marco Zero do Equador e Mazagão. Entretanto, após a análise das amostras realizadas em laboratório, a água dos referidos poços não foi considerada potável e apresentam riscos biológicos consideráveis, por não apresentar conformidade legal para o consumo. Assim, equipe técnica da UNIFAP está avaliando a instalação de filtro industrial e a abertura de um novo poço em área indicada por sondagem com potencial de alcançar água potável. Essa estratégia implica em construção de infraestrutura hidráulica e na descontaminação da água do poço, que possui alto teor de ferro.

3) Obras

Durante o ano de 2015, o corte no orçamento que atingiu a instituição (em especial no orçamento de capital necessário para a conclusão das obras), somado com a demora do Governo Federal na disponibilidade financeira para pagamento das construtoras, infelizmente, ocasionou atraso nos cronogramas de execução das obras. Diversas rodadas de negociação e acompanhamento se dão no âmbito da Prefeitura da Universidade.

Além da questão financeira e orçamentária, os projetos e orçamentos das edificações sofreram modificações visando atender às solicitações dos responsáveis técnicos e coordenadores de curso, de maneira a serem construídas edificações em conformidade com as necessidades dos cursos que as utilizarão.

Mesmo com os contratempos acima descritos, neste ano devem ser entregues os seguintes prédios: Fisioterapia; Enfermagem; Ambulatório, Medicina; Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e PROEAC.

4) Energia

Ao longo de 2015, foi realizada licitação para a instalação de 10 subestações na UNIFAP, que possibilitarão o fornecimento de energia elétrica para as edificações que serão entregues. As 10 subestações visam atender aos prédios dos campi Marco Zero, Santana e Oiapoque.

Preocupada com as recorrentes interrupções de fornecimento de energia elétrica pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), em especial nos campi Mazagão, Oiapoque e Santana, a administração da UNIFAP, no ano passado, realizou licitação para a aquisição de 10 geradores que garantirão o fornecimento de energia elétrica, de forma ininterrupta, para as edificações nos nossos campi do interior.

5) Internet

Quando a atual administração assumiu, não existia programa para modernização e ampliação da infraestrutura de rede de telecomunicações. Assim, devido à fundamental importância da conexão de Internet para as atividades acadêmicas, foi firmado contrato, em março de 2015, para instalação dos equipamentos necessários para prover conectividade cabeada e sem fio (wi-fi) às instalações existentes e projetadas. Neste período de 10 meses, foram instalados 436 pontos cabeados e 25 roteadores, avançando em mais de 1.250 metros no espaço da Universidade, sendo que cada roteador é responsável por cobrir um raio de 50 metros. São 70 pontos de acesso wi-fi instalados nos campi Marco Zero, Santana, Mazagão e Oiapoque. O cronograma de execução está dentro do programado e, mesmo com as dificuldades orçamentárias, o valor empenhado está garantido.

Desse modo, sem medir esforços para solucionar as dificuldades impostas pelo atual momento econômico e institucional pelo qual o País atravessa, a administração da UNIFAP conclama a nossa colaborativa comunidade acadêmica, para que juntos possamos superar os desafios apresentados de forma aberta, transparente e com diálogo permanente.

 

A Administração