ALUNOS DE GEOGRAFIA FAZEM TRABALHO DE CAMPO EM SANTARÉM

IMG_0512 IMG_0538 IMG_0597IMG_0634

Alunos da turma 2014.1 do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Binacional de Oiapoque realizaram entre os dias 1º e 7 de setembro de 2016 trabalho de campo das disciplinas de Geografia da Amazônia e Geografia do Brasil. Para fins didáticos, foi selecionado a Mesorregião Paraense do Baixo Amazonas como área de estudo, percorrendo o trajeto entre as cidades de Santana-AP e Santarém-PA de barco, além da visita à alguns pontos em Santarém.

A viagem começou no dia 1º de setembro com saída de Oiapoque em ônibus da UNIFAP e embarque às 18 horas em navio que faz linha regular entre Santana-AP e Santarém-PA. O desembarque em Santarém ocorreu no dia 03/09 e durante a estadia de 3 dias em Santarém foram feitas visitas à empresa Cargill, ao Município de Belterra, ao Distrito de Alter-do-Chão e ao centro histórico de Santarém. Houve também reunião com representante dos movimentos sociais e palestras com professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A partir das atividades desenvolvidas no trabalho de campo os alunos tiveram contato com a realidade da dinâmica dos municípios da Mesorregião do Baixo Amazonas. Neste sentido, foram abordadas questões relativas ao modo de vida dos povos ribeirinhos, ao processo histórico de organização do espaço na Amazônia, o processo de colonização, o desenvolvimento da atividade seringueira, a introdução recente da região nos circuitos produtivos da soja e os conflitos socioambientais causados pelo desenvolvimento do capitalismo na região.

Portanto, durante o trabalho de campo foram desenvolvidos conteúdos trabalhados em sala de aula durante as disciplinas de Geografia do Brasil e Geografia da Amazônia, a partir da observação e experimentação de práticas e vivencias do cotidiano da população local. A execução deste trabalho de campo, além de cumprir a carga-horária prática das disciplinas, representa a apreensão empírica do conteúdo trabalhado em sala de aula, sem o qual, torna-se restrita a formação do profissional licenciado em Geografia.

IMG_0612IMG_0627