O PROJETO DE PESQUISA “CARTOGRAFIA SOCIAL, CONFLITOS TERRITORIAIS E SUSTENTABILIDADE: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NA TERRA INDÍGENA UAÇÁ, ETNIA KARIPUNA, ALDEIA MANGA, OIAPOQUE, AMAPÁ, BRASIL” REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO COM EQUIPE DE COLABORADORES

01

O projeto de pesquisa “CARTOGRAFIA SOCIAL, CONFLITOS TERRITORIAIS E SUSTENTABILIDADE: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NA TERRA INDÍGENA UAÇÁ, ETNIA KARIPUNA, ALDEIA MANGA, OIAPOQUE, AMAPÁ, BRASIL” coordenado pelo professor Dr. Francisco Otávio Landim Neto reuniu a equipe de colaboradores na última terça-feira (09.05.2017). No encontro citado ocorreu a i) apresentação da equipe constituinte do projeto de pesquisa (docentes e discentes); ii) discutiu-se as atividades do projeto de pesquisa levando-se em consideração os três eixos temáticos, a saber, Cartografia Social; Cidadania e Justiça Socioambiental e, Tecnologias da Informação; iii) organização do cronograma de atividades e inserção dos colaboradores nas ações do projeto.

O projeto envolve o processo de interação entre pesquisa e extensão que está sendo desenvolvida no âmbito acadêmico e na aldeia do Manga. As ações da pesquisa são fundamentadas por três grandes áreas formativas, a saber, i) Cartografia Social: conceitos, aplicações, metodologias e procedimentos técnicos, experiências globais de cartografia social em territórios tradicionais, tipos de mapeamentos coletivos e participativos; ii) Cidadania e Justiça Socioambiental: conceitos de cidadania, democracia e estruturação do poder público, diretos e deveres do cidadão, ética e cidadania, inclusão social, origem e conceito de justiça socioambiental, justiça socioambiental e povos tradicionais, e iii) Tecnologias da Geoinformação: princípios da cartografia básica (escala, coordenadas, projeções etc.), princípios de sensoriamento remoto (conceitos, tipos de sensor, fundamentos básicos de interpretação de imagens), receptores GPS navegador (funcionamento e aplicação dos dados), softwares de geoprocessamento open-source (conceitos, princípios, aplicações e práticas), PPGIS (Sistema de Informação Público Participativo).

As ações de pesquisa vinculadas ao projeto objetivam analisar a aplicabilidade da Cartografia Social no mapeamento dos conflitos territoriais e no fornecimento de subsídios para o planejamento e gestão ambiental e territorial em terras indígenas do Munícipio de Oiapoque, Amapá, Brasil. e como metas especificas tem-se: i) sistematizar um conjunto de elementos que contribuam para a instituição de um procedimento teórico metodológico relacionado ao mapeamento participativo em Terras Indígenas; ii) realizar de um diagnóstico participativo/cartográfico social expondo as características ambientais e culturais da aldeia do Manga; iii) representar cartograficamente, por meio de metodologias da Cartografia Social, os territórios tradicionais, atentando para elementos e aspectos relevantes da comunidade (condições socioambientais, potencialidades, limitações, problemas existentes) e, iv) oferecer meios instrumentais e cartográficos para que a comunidade possa praticar uma gestão ambiental e territorial com o uso das geotecnologias aplicadas em um plano de ações integradas a serem efetivadas na aldeia do Manga, visando assegurar a sustentabilidade dos seus recursos ambientais e culturais.

A construção do conhecimento sob o prisma participativo afigura-se como importante ação comunicativa permeada pelo fluxo das informações e pela possibilidade do encontro entre as diferenças de visões de mundo, posicionamento, atitudes e posturas, que a socialização da informação proporciona, subsidia a participação. As pesquisas participativas propiciam a convergência de metodologias, técnicas e relacionamentos entre os pesquisadores e o que é pesquisado, sendo que as diversas relações contribuem para a existência de um envolvimento horizontal da população local no âmbito da produção do conhecimento cientifico.

Prof. Dr. Francisco Otávio Landim Neto

Colegiado de Geografia