Com o intuito de dar continuidade as articulações do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino – FORCAMPI realizadas nos anos de 2017 e 2018, o Diretor do Campus Binacional de Oiapoque professor Francisco Otávio Landim Neto (membro da executiva nacional do FORCAMPI) e o professor Luiz Armando Vidal Ramos irão participar de um conjunto de reuniões com parlamentares no âmbito do Congresso Nacional no período de 13 a 16 de maio de 2019.

No período supracitado o docente e vereador do município de Oiapoque (Luiz Armando) estará presente nas ações do FORCAMPI no acompanhamento das atividades dos dirigentes dos Campi visando o fortalecimento das Instituições de Ensino Superior, em especial da Universidade Federal do Amapá. Serão também realizadas as tratativas necessárias para resolução de demandas do município de Oiapoque junto a Bancada Federal do Amapá.

De acordo com o professor Otávio Landim já estão agendadas reuniões com as seguintes autoridades, Senador Randolfe Rodrigues; Deputado Pedro Uczai; Deputado Leonardo Monteiro; Senador Lucas Barreto; Deputada Professora Marcivânia; Deputado Aliel Machado; Mauro Rabelo (Ministério da Educação); Luiz Carlos Kreutz (assessor especial do senador Davi Alcolumbre); Deputada Aline Gurgel; Deputada Alice Portugal; Deputada Tabata Amaral; Deputado Camilo Capiberibe; Deputada Leda Sadala; Deputado Luiz Carlos; Deputado Euclydes Pettersen; Senador Flávio Arns; Deputado Reginaldo Lopes; Deputado Eduardo Barbosa; Deputado Acácio Favacho; Deputado André dos Santos Abdon.

Conforme o professor Peterson Marco Andrade, Diretor Geral do Campus de Governador Valadares da Universidade Federal de juiz de Fora “a busca de um ambiente de cooperação poderia aumentar a sinergia do governo com as instituições com resultados diretos para a população. Inibir o desenvolvimento das instituições públicas é um erro estratégico que o tempo mostrará para a população e aos integrantes do próprio governo. É preciso acreditar na capacidade da ciência, do bom senso e da inteligência humana. Vamos superar esta turbulência com diálogo e evidências. Por isso, contamos com o apoio do Congresso Nacional para dar um espaço para a comunidade acadêmica apresentar seus feitos de transformação da nação brasileira com o ensino, pesquisa e extensão qualificada. Contamos com o diálogo com o MEC e Poder Legislativo para um alinhamento em favor do desenvolvimento do país”.

O professor Otávio Landim enfatiza o importante apoio fornecido pela reitoria da Universidade Federal do Amapá que mesmo diante dos contingenciamentos de recursos financeiros não mediu esforços para a disponibilização da passagem aérea que garantirá a participação do gestor do Campus no cumprimento da agenda em Brasília.

No período da ausência do Diretor as atividades administrativas no âmbito da gestão do Campus serão coordenadas pelo servidor Matheus Augusto Nascimento de Moraes (chefe da Coordenação de Administração e Planejamento) com portaria nº 0880/2019 (substituto eventual).