O Campus Binacional proporciona aula prática para acadêmicos do Curso de Geografia, na Orla do rio Oiapoque.

 

Imagem 01. Extensão da Orla onde foi desenvolvida a aula de campo com unidades de Paisagem a serem delimitadas pelos acadêmicos.
Fonte da Imagem: www.google heart Pro. Acesso em: 24/05/2019.

No último final de semana (dias 25 e 26) foi realizada uma aula prática da disciplina de Geografia do Amapá, com 25 acadêmicos do Curso de Geografia do Campus Binacional, na Orla Urbana do Município de Oiapoque. A atividade teve como objetivo, proporcionar aos acadêmicos, maior compreensão das principais transformações que ocorre na faixa de ocupação próxima ao rio Oiapoque, identificando as atividades ali desenvolvidas. Assim, busca-se estimular nos acadêmicos uma visão integrada da Orla, considerando aspectos, tanto do ambiente como o suporte das ações, quanto da sociedade que desenvolve suas atividades nesse espaço. Para isso, foram orientados a considerar parâmetros físicos como a morfologia, e a fisiografia do ambiente, pois, somente é possível desenvolver essa visão integrada do espaço com os usos que a sociedade faz dele e, portanto, permite elaborar proposições de caráter científico seguro para os tomadores de decisão.

Trecho em obras pela ampliação do muro de arrimo.

De acordo com o professor Uédio Robds Leite da Silva, responsável pela aula prática, esse primeiro momento se constituiu em etapa inicial da aula na qual se aplica a metodologia, com ênfase na caracterização da paisagem, nos aspectos socioeconômicos e ambientais, na identificação de uso e ocupação territorial, na caracterização de potenciais de ação e na definição de cenários desejados para a orla municipal.

Erosão ativa em avanço sob estruturas no passeio público.
Trecho com urbanização consolidada

Por fim, o professor Uédio Robds destaca que ficou satisfeito com o empenho dos acadêmicos em buscarem aprofundamento para a construção de conhecimento sobre a realidade amapaense. Assim, a acadêmica Adélia da Costa Lima “afirma que foi possível olhar de forma mais profunda para a Orla de modo que consegue perceber situações que até então não dava muita atenção”. Essa atividade vai resultar na elaboração de relatório de aula prática, pelos estudantes.

Intensa atividade portuária com atracadouros em toda a extensão da Orla, com embarque e desembarque de mercadorias, combustíveis, pescados, gelo. Portos de embarque e desembarque de passageiros pelas catraias e pequenas embarcações.

 

Texto e fotos: professor Uédio Robds