Diretor do Campus Binacional de Oiapoque participará do I Seminário do FORCAMPI e V Encontro de Dirigentes de Campi fora de sede e Multicampi

No período de 12 a 14 de Setembro estará ocorrendo o I Seminário do FORCAMPI e V Encontro de Dirigentes de Campi fora de sede e Multicampi na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro.

Considerando se tratar de uma estratégia fundamental de desenvolvimento do país, a partir de projetos regionalizados, o Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino – FORCAMPI. Este Fórum representa mais um ente que soma pela melhoria da educação, por meio de centenas de campi das universidades e institutos federais distribuídos em municípios do interior nas cinco regiões do país. Os campi localizados no interior contribuem para a descentralização e capitalização da educação pública, por meio da presença das instituições públicas federais.

O Diretor do Campus Binacional de Oiapoque professor Otávio Landim irá participar da mesa de apresentações de experiências com o tema “A transformação da realidade local após a instalação do Campus da Universidade Federal em Oiapoque”. Conforme o professor Otávio Landim “é necessário continuar com as múltiplas articulações (a nível local, estadual, regional e nacional) em defesa das instituições de Ensino Superior presentes no Brasil”. Ainda ressalta “a importância do FORCAMPI como importante instrumento de união de forças entre os dirigentes dos Campi localizados fora das sedes visando apresentar as demandas e, sobretudo apresentar um planejamento a curto, médio e longo prazo para o fortalecimento dos Campi localizados no interior. Já conseguimentos um importante espaço nas comissões de Educação da Câmara e do Senado Federal desde o ano de 2015 quando as ações dos FORCAMPI foram iniciadas”.

As instituições descritas a seguir irão enviar representações dos campi para I Seminário do FORCAMPI e V Encontro de Dirigentes de Campi fora de sede e Multicampi.

Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB
Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Universidade Federal de Rondônia – UNIR
Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Federal de Viçosa – UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Universidade Federal de São João Del Rey – UFSJ
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
Universidade Federal dos Pampas – UNIPAMPA
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

O Diretor do Campus salienta o importante apoio fornecido pela Reitoria e Pró-reitoria de Administração da Universidade Federal do Amapá que não mediram esforços para a disponibilização das passagens aéreas e diárias o que oportunizará a participação do dirigente no I Seminário do FORCAMPI e V Encontro de Dirigentes de Campi fora de sede e Multicampi.