Retorno às aulas do Curso Licenciatura Intercultural Indígena e acolhimento à turma 2020.1 no Campus Binacional de Oiapoque

Os docentes do Curso Intercultural Indígena e a Direção do Campus Binacional de Oiapoque receberam e acolheram os estudantes do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena nesta quinta feira (09/01/2020) nas dependências do Campus.

A professora Janiele Cunha (coordenadora do curso) deu as boas vindas aos estudantes e apresentou os desafios que todos terão que enfrentar no ano de 2020, com verbas limitadas e outras que retornaram por falta de empenho em tempo hábil recursos financeiros do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas – PROLIND.

O Diretor do Campus Binacional de Oiapoque, professor Otávio Landim em seu pronunciamento se colocou a disposição de todos os estudantes e afirmou que é necessário o empenho dos servidores e estudantes para garantir uma educação de qualidade e que seja transformadora visando à diminuição das desigualdades sociais.

Gilberto Iaparrá coordenador do Conselho de Cacique dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO, um dos convidados presentes, agradeceu a presença de todos e destacou em sua exposição que as lutas em defesa da comunidade indígena continuarão para manter viva a esperança na formação dos estudantes no curso. Se mostrou preocupado com os recursos que do PROLIND que retornaram para o Ministério da Educação, garantiu aos estudantes que agendará uma reunião com o Reitor da Universidade Federal do Amapá prof. Júlio Sá, para tratar sobre os recursos do PROLIND.

Após os atos de recebimento e acolhimento dos alunos do curso, o Diretor do Campus e os professores do curso se retiraram da sala e os estudantes se reuniram para uma conversa, sendo que o tema principal correspondeu às ações necessárias para a garantia do retorno para a universidade e o empenho dos recursos do PROLIND. A reunião teve como resultado, a elaboração de uma ata e um ofício destinado ao reitor da Universidade, para conhecimento e devidas providências na solução dos problemas discutidos pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Campus Binacional. Os documentos elaborados pelos estudantes e lideranças indígenas foram enviados (ainda na manhã de 09.01.2020) via memorando nº 3/2020 para a Reitoria da Universidade Federal do Amapá. O Diretor do Campus também solicitou o apoio do magnifico reitor nas articulações visando garantir os recursos do PROLIND junto ao Ministério da Educação.