Lançado o Dossiê Temático da Revista Diálogos na Fronteira (ISSN 2448-0347)

O Dossiê Temático com o título Violência e Configurações Subjetivas em Perspectiva Histórica, selecionou trabalhos que se conectaram com os novos dilemas e suas relações em uma sociedade pandêmica, como o Ensino, a Inclusão e a Violência.
Temas como Violência de gênero: la otra cara desde el distanciamiento social por el covid-19 en el Catatumbo N. De S; Violência, Gênero e a Pandemia de Covid-19: Uma História Comparada Entre Brasil e Colômbia; A Distopia do Conto da Aia e o Feminismo: Lutas que se cruzam; Educação do Campo: Desafios e Contradições; Uma Aprendizagem Compartilhada: Relato de Experiência de Monitores da Educação Inclusiva em um Centro Universitário; De apenas um receptor do conhecimento para um Ser Ativo junto ao Professor: de uma didática instrumental para uma didática multidimensional; Relatos acerca da experiência de monitoria inclusiva: desafios, práticas e conquistas do aluno com baixa visão durante o período remoto; Ações do NAI UFCG durante a pandemia da Covid-19: ressignificando o processo de construção coletiva do conhecimento em sala de aula remota; A problematização acerca dos subalternos vestibulandos na pandemia do Covid-19 no BRASIL: o PET HISTÓRIA – UFCG e o cursinho “podemos +” num trabalho de reversão dos estigmas sociais históricos; O uso da psicologia da educação para o ensino de saberes relacionados aos estudos de história indígena; Ações do NAI UFCG durante a pandemia da Covid-19: ressignificando o processo de construção coletiva do conhecimento em sala de aula remota; Metodologia de ensino para discentes com deficiência auditiva/surdos na disciplina de química: uma revisão integrativa; Covid-19: reflexões acerca dos impactos da pandemia na comunidade escolar; Diversidade e inclusão no ambiente universitário sob uma perspectiva materialista histórica, emergiram de um intenso debate ocorrido no SEMINÁRIO DE INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS de suma importância para trazer ao debate reflexões e proposituras para uma educação democrática, inclusiva e humanista.
Boa leitura,

Luiz Gustavo da Silva Costa – UNIFAP
Matheus da Cruz e Zica – PPGH/UFCG
Dinaldo Barbosa da Silva Júnior – UNIFAP/UFCG

Link do Dossiê: https://issuu.com/ppgh/docs/dossi_