Você está visualizando atualmente ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA KULUMBU DO PATUAZINHO OFICINA 1: “O uso do GPS no mapeamento de conflitos de terra”

Mini-currículo dos oficineiros:
Avelino Gambim Júnior- Bacharel em História (PUC/RS), licenciado em História (IBRA), mestre em Arqueologia (UFRJ) e doutorando em História (UFMA).
Jelly Juliane Souza de Lima-Licenciada em História (UNIFAP), mestra em Arqueologia (UFRJ) e doutoranda em História (UFMA).

OFICINA 1: USO DO GPS (SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL)
Ementa: O curso tem como público alvo quilombolas da comunidade Kulumbu do Patuazinho e alunos do curso de graduação do campus Binacional da Unifap, tendo a proposta de estimular o diálogo e a troca de saberes. A proposta da oficina 1 “o uso do GPS” é capacitar seus participantes quanto o registro de informações espaciais no território. Essa é uma das ferramentas que podem auxiliar em demandas relativas a conflito de terra, visando combater a usurpação do território e registrar histórias ligadas as práticas de racismo ambiental. Objetivos: 1-estimular a troca de saberes entre pesquisadores, comunidade e acadêmicos; 2- discutir os desafios que as comunidades possuem na defesa do seu território; 3-Instrumentalizar os participantes da oficina sobre o registro de informações espaciais (geográficas) que contribua na agenda de luta da comunidade; 3-discutir os desafios que as comunidades possuem na defesa do seu território. Tópicos da oficina: Aula 1 teórica: conversa sobre uso de metodologia de pesquisa para o registro de conflito de terra; noções básicas de cartografia para uso do GPS; apresentação do aparelho GPS; configurações de coordenadas; criar ponto; procurar e navegar para pontos; criar e navegar em rotas; navegar na tela de mapas; salvar trilhas; navegar trilhas; cálculo de área; aplicativos de celular como GPS. Aula 2 prática de campo: Mapeamento de conflitos de terra na comunidade quilombola Kulumbu do Patuazinho. Local, horário e dia: A oficina será realizada na comunidade Kulumbu do Patuazinho, no horário de 9: 00 às 11:30 da manhã, nos dias 11 e 12 de junho de 2022.

Vagas: O número de vagas a ser preenchidas principalmente pelo público acadêmico do campus binacional de Oiapoque levará em consideração alguns requisitos: Vagas para alunos de geografia e história: 6; vagas para alunos indígenas do curso intercultural: 3

Para inscrição: E-mail: comunidadepatuazinho@gmail.com ou pelo telefone: 984319562. A oficina 1 terá certificado de 8 horas.

OFICINA 1 – O uso do GPS no mapeamento de conflitos de terra