Você está visualizando atualmente NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA – RETORNO DAS AULAS

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA – RETORNO DAS AULAS

Senhores(as) Diretores(as), Coordenadores(as), Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos,

A UNIFAP tem atuado com empenho e responsabilidade no sentido de ampliar o conhecimento sobre a Covid-19, oferecendo soluções para mitigar seus impactos na sociedade e, sobretudo, resguardar a vida como valor fundamental.

Por meio de um planejamento construído coletivamente, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) vem retomando a ocupação presencial de seus espaços físicos à medida que melhoram as condições sanitárias, o controle da Pandemia e o avanço da cobertura vacinal.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) informa a toda comunidade acadêmica que as aulas em nível de graduação e pós-graduação, referente ao Semestre Letivo de 2022.1, irão retornar no dia 01 de agosto de 2022, de acordo com a Resolução n. 08 de 25 de fevereiro de 2022.

Quanto ao modelo de ensino a ser adotado, tendo por base o Parecer Técnico n. 02/2022 (em anexo) do Grupo de Trabalho Covid (Portaria n. 0542/2020), a PROGRAD promove a retomada gradual das aulas no modelo de ensino PRESENCIAL, no âmbito dos cursos da Universidade, desde que adotados os cuidados recomendados pelos pareceres técnicos do setor de saúde do Estado do Amapá e pelo Protocolo de Biossegurança da UNIFAP.

Importante salientar a comunidade acadêmica que a PROGRAD, sempre busca o diálogo com as Coordenações de Curso e Departamentos Acadêmicos/Campi. Neste contexto, em casos excepcionais, terá por base o Art. 3° da Resolução n. 08/2022 – CONSU/UNIFAP, para a opção do modelo de ensino híbrido e/ou semipresencial a cargo de cada Colegiado de Curso.

Dentre as ações visando o retorno das atividades presenciais, destacamos:

– Ponto de vacinação contra a Covid-19 na UBS da UNIFAP de segunda à sexta das 8 horas às 17 horas, e ponto de vacinação itinerante nos Campi de Santana, Mazagão e Oiapoque;

-Testagem para a Covid-19 no Campus Marco Zero, e ponto de testagem itinerante nos Campi de Santana, Mazagão e Oiapoque;

– Reabertura do Restaurante Universitário (RU) a partir de 01 de agosto de 2022, cujo contrato de fornecimento das refeições atenderá café, almoço e jantar;

– Novo horário de funcionamento da Biblioteca Central e das setoriais de Santana, Mazagão e Oiapoque, com a possibilidade de empréstimo e devolução de obras, consulta ao acervo e espaços para estudos liberados;

– Retomada do transporte para os acadêmicos dos Campi Santana, Mazagão e Oiapoque, ficando ao encargo das direções informarem o itinerário;

– Contrato atualizado com a empresa de limpeza e manutenção, responsável pela reposição de sabão e insumos de higiene nos banheiros da IES.

Atendendo ao protocolo de Biossegurança e orientações do Parecer Técnico do GT Covid, destacamos:

– O uso de máscaras será obrigatório, tanto na parte interna como externa dos ambientes acadêmicos e administrativos;

– Apresentação do passaporte vacinal será obrigatória de acordo com a Resolução n. 12 de 05 de julho de 2022;

– Higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, deverão ser reforçados;

– No caso de sintomas gripais, comunicar, imediatamente, à coordenação do seu curso para as providências necessárias;

– Ao primeiro sintoma compatível com a Covid-19 (tosse, febre, dificuldade respiratória) apresentado, orienta-se o afastamento para evitar o contato com outras pessoas.

Cumprindo com esses protocolos, estamos certos de que será um semestre de muito êxito e aprendizado para todos nós.

At.te.

CHRISTIANO RICARDO DOS SANTOS