Você está visualizando atualmente I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DA PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ É REALIZADO NO CAMPUS OIAPOQUE

No ano de 2023, no período de 25 a 27 de janeiro aconteceu I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DA PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ de maneira hibrida no município do Oiapoque-AP.

O evento contou com uma comissão organizadora formada por pesquisadores dos Campis Marco Zero e Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Coordenado pelo Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos (Marco Zero/Unifap) com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unifap, da Direção do Campus Binacional por meio dos docentes, técnicos e discentes da instituição envolvidos nas atividades e da Associação Brasileira de Química Regional do Amapá (ABQ AP), ver site do evento http://sites.unifap.br/sipitec2023/.

A programação apresentou alta relevância científica e tecnológica e as atividades foram transmitidas ao vivo pela plataforma YouTube no canal da UNIFAP, ver link (https://www.youtube.com/@UnifapOficial/streams).

O evento foi totalmente gratuito e teve 456 participantes inscritos e 15 trabalhos apresentados de forma presencial divididos nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas e da Natureza; Ciências Humanas e Educação e Linguagem. Os trabalhos podem ser acompanhados no link http://sites.unifap.br/sipitec2023/apresentacao-de-trabalhos-cientificos/, com destaque para inclusão de trabalhos em língua indígena de autores do campus UNIFAP Binacional do município Oiapoque-AP.

Segundo o prof. Dr. Cleydson Breno (Coordenador Geral) afirmou: “o evento superou as expectativas da comissão organizadora em relação ao número de inscritos. Ao mesmo tempo pudemos dar visibilidade à Ciência amapaense, pois o SIPITEC possibilitou a realização de atividades extramuros causando um impacto nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e regiões adjacentes, com abrangência em nível nacional.

Uma vez que, as atividades foram hibridas e ainda estão disponíveis no canal de transmissão do evento, já que foram gravadas. Além disso, gostaria de agradecer o apoio da direção do campus, dos professores que mobilizaram os alunos, a receptividade de todos no município para que conseguíssemos alcançar os objetivos propostos, como por exemplo, a promoção e a popularização social e científica no âmbito institucional.

Este fato precisa ser avaliado para que possamos aprimorar os eventos futuros e tornar o SIPITEC um importante elo de integração entre os participantes do estado do Amapá e as diversas instituições de ensino-pesquisa-empresas”.

De acordo com o professor Dr. Francisco Otávio Landim Neto, diretor do Campus Oiapoque o I SIPITEC foi marcado pela troca de aprendizagens no que concerne as pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento no âmbito do Campus Oiapoque.