Você está visualizando atualmente Campanha Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida”

Campanha Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida”

Neste mês, temos o Movimento Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre acidentes no trânsito. Seu intuito é a segurança nas estradas, com o intuito de diminuir o número de mortos e feridos no trânsito.

De acordo com o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito, em TODO o mundo. Um número realmente preocupante.

Assim, surge a importância de fortalecer o Maio Amarelo e os cuidados necessários que todos devem ter ao dirigir ou pilotar. Principalmente quando se trata de quem enfrenta o trânsito todos os dias para garantir uma renda.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você se manter seguro no trânsito e manter também aqueles que estão ao seu redor.

Cuidado redobrado ao dirigir na chuva.

Sabemos que, em casos específicos, acaba se tornando necessário pilotar na chuva. Nessas ocasiões, o cuidado deve ser redobrado, afinal, a chuva pode dificultar a visão do entregador. Além disso, as pistas ficam molhadas, fazendo com que seja preciso reduzir a velocidade.

E se a chuva for forte, às vezes até mesmo com trovões e relâmpagos, o recomendável é parar em um lugar seguro e esperar que a chuva passe. A sua segurança deve ser sempre prioridade.

Use sempre capacete e roupas adequadas.

Para ter certeza de que estará seguro, o uso do capacete é indispensável, com viseira e jugular sempre funcionando e ajustados.

E os cuidados não param por aí. É necessário usar roupas adequadas: calça, camisa de manga comprida, luvas e sapatos, para que seu corpo também esteja protegido em casos de acidentes.

A manutenção do seu veículo deve estar sempre em dia.

Uma das melhores maneiras de prevenir um acidente é, claro, tendo a certeza de que está tudo certo com seu transporte, por isso, é muito importante que você faça revisões em seu automóvel com frequência.

Em alguns casos, uma pequena falha não notada previamente pode ocasionar algo bem maior. Tratando-se do seu meio de trabalho, nunca deixe de ter a certeza de que está tudo em dia com sua moto ou bike, pela sua segurança e a dos demais.

Não ultrapasse a velocidade indicada.

Para os entregadores, é costume enfrentar o trânsito de grandes centros urbanos, o que exige ainda mais cuidado e velocidade reduzida, para evitar acidentes.

Sabemos que o cliente deseja receber o seu pedido o quanto e que, quantos mais entregas realizadas, mais faturamento, no entanto, é importante prezar sempre pela sua saúde, nenhuma entrega será mais importante que isso.

Mantenha uma distância segura e tenha cuidado nas ultrapassagens.

Em meio a um trânsito atribulado, deve-se sempre manter uma distância segura dos outros automóveis, principalmente em dias de chuva. Dessa forma, você estará evitando se envolver em acidentes que aconteçam próximos a você.

Outro cuidado muito importante deve ser nas ultrapassagens! É muito comum para motoboys e bikes fazer ultrapassagens entre os carros, porém, é preciso que essa ação seja feita com cuidado e atenção redobrada, pois é em uma dessas ultrapassagens onde a proximidade entre os automóveis pode colocar em risco a segurança do motorista.

Lembre-se sempre de manter a distância ideal para evitar qualquer batida.

Não dirija caso não esteja se sentindo bem fisicamente ou mentalmente 🤒

Um erro muito comum entre diversos motoristas é dirigir mesmo quando estão fisicamente muito cansados ou não estáveis mentalmente. Um exemplo disso é dirigir alcoolizado ou até mesmo dirigir ou pilotar por horas quando seu corpo está cansado.

Nunca se deve misturar bebida e trânsito, além de ser necessário estar sempre descansado e respeitar os seus limites. Sempre dê uma pausa para descansar, mantenha-se hidratado e bem alimentado. Isso aumentará sua produtividade e impedirá que o cansaço e estresse atrapalhem seus corres.

Esses cuidados são constantes, para serem lembrados não só no Maio Amarelo. O tema deste ano para a Campanha Maio Amarelo é “No trânsito, escolha a vida”. Portanto, na hora de fazer uma escolha que possa colocar em risco a sua segurança ou a de outros, lembre-se que sua vida não tem preço e deve ser sempre sua prioridade.

Por: https://blog.bee.com.br/campanha-maio-amarelo-2023-no-transito-escolha-a-vida/