O Colegiado de Letras Português e Francês deu início nos dias 22 e 23 de janeiro ao Projeto de Extensão SANS FRONTIÈRES – Curso de Língua Francesa no Município de Oiapoque. Este projeto educacional era cobrado e desejado há muito tempo pela sociedade oiapoquense, pelo fato de estarmos na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, e o francês ser a língua estrangeira mais falada na cidade. Este ano foi possível tirar o projeto do papel graças à colaboração do Professor Luís Carlos de Santana, que ingressou em outubro de 2023 no Curso de Letras como professor contratado. O profissional possui graduação em Letras Português e Francês, e está à frente das aulas do curso.
O projeto atende a um público bem diversificado, sendo o interno composto por técnicos, terceirizados, discentes indígenas e não indígenas de vários cursos e docentes de todas as áreas. O público externo é composto por donas de casa, comerciários, atendentes, policiais federais, médicos, dentistas, vigilantes, capoeiristas, tatuadores, agentes de saúde, professores municipais e estaduais, docentes, técnicos e estudantes do IFAP, entre outros profissionais.
As 80 vagas estão esgotadas e existe uma lista de espera com mais de 30 nomes.
O curso só se tornou possível, graças à parceria com Instituto Federal do Amapá- IFAP- Campus Avançado do Oiapoque. O diretor da instituição Professor Eliel da Silva cedeu uma sala onde acontecem as aulas.
https://www2.unifap.br/letras-fhttps://www2.unifap.br/letras-frances-oiapoque/2024/01/28/projeto-de-extensao-sans-frontieres-curso-de-lingua-francesa-no-municipio-de-oiapoque/rances-oiapoque/2024/01/28/projeto-de-extensao-sans-frontieres-curso-de-lingua-francesa-no-municipio-de-oiapoque/