Você está visualizando atualmente PIBID ALFABETIZAÇÃO E PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: PARCERIA QUE ESTIMULA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OIAPOQUE

PIBID ALFABETIZAÇÃO E PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA: PARCERIA QUE ESTIMULA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OIAPOQUE

Na tarde da última sexta-feira, dia 04/04/25, na Unifap Campus Binacional, aconteceu um encontro formativo sobre o Programa Criança Alfabetizada (PCA) com os 24 acadêmicos do Pibid Alfabetização, vinculados ao Curso de Pedagogia.

 

O encontro foi mobilizado pela parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque, através da Secretária Valdirene do Carmo Picanço, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Pedagogia, coordenado pelos professores Luiz Eduardo Paulino da Silva e Leyla Menezes de Santana.

 Com o objetivo de aproximar os 24 acadêmicos dos desafios da alfabetização na idade certa, o encontro foi conduzido pelas professoras Elisangila Pureza Jaques (Articuladora Regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), Sandrea Jamilly Moraes Pombo (Coordenadora do Fundamental I e Articuladora do Eixo Gestão pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) e Euriane Lobato Cordeiro Barboza (Coordenadora do Programa Criança Alfabetizada). As referidas professoras, com ampla experiência no campo da alfabetização, abordaram conceitualmente  o tem da alfabetização, a partir da instrução fônica, da instrução explícita, dos níveis leitores e dos níveis de escrita.

As ações do Pibid Alfabetização estão sendo realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Onédia Pais Bentes e conta com a supervisão das professoras Risonete Palheta dos Santos, Keila Raquel Rodrigues Amaral e Denize Vieira da Costa.

O professor Paulino, coordenador de área do Pibid afirmou: “fiquei muito feliz com essa parceria entre a Unifap/Colegiado de Pedagogia e a Secretaria Municipal de Educação, pois os objetivos do Pibid estão alinhados com os anseios da Semed. Essa colaboração nos ajuda a perceber que estamos trilhando o caminho certo e que, juntos, podemos alcançar resultados positivos para o município de Oiapoque.”

“Participar dessa formação ofertada pela SEMED foi de extrema importância para nós bolsistas do PIBID, onde nos deu uma visão mais clara do papel do educador na alfabetização, estimulando o compromisso com a alfabetização na idade certa. Com a formação saímos mais preparados para enfrentar os desafios da prática pedagógica e contribuir significativamente com o processo de alfabetização das crianças junto aos professores e supervisores”, enfatizou a bolsista do Pibid Francisca Maciene da Cunha Gomes.

“Toda criança pode aprender a ler e a escrever” (Magda Soares, educadora referência na Alfabetização)