EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PESQUISADORES SUBMETEREM ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA PUBLICAÇÃO EM E-BOOK

Pensar a educação é um exercício constante e inextinguível. É preciso, sobretudo, refletir a partir dos mais diversos aparatos teóricos que processos educacionais temos e para quais caminhos enveredaremos. Tomamos como pressuposto a universalização da educação e o papel da Universidade pública na formação de novas e mais democráticas relações sociais. Por isso, convidamos pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que compõem o quadro de docentes-pesquisadores da UNIFAP para compor conosco o Ebook: “Das fronteiras pedagógicas: pensar a educação hoje”.

O Objetivo da organização desse e-book é proporcionar ampla divulgação do trabalho de pesquisa realizado pelo corpo docente da Universidade Federal do Amapá, de modo a publicizar as práticas pedagógicas empreendidas no âmbito da educação básica e superior no estado do Amapá. Os artigos que comporão a organização deverão versar sobre experiências educacionais de projetos de extensão e/ou pesquisa dos professores e professoras da instituição. Os relatos servirão como baluarte da inserção dos saberes produzidos na UNIFAP e por meio dela no âmbito nacional da divulgação científica. Desta feita, este edital se direciona aos docentes das Licenciaturas das áreas de Linguagens, Humanidades, Ciências da vida e Ciências Exatas.

A editora responsável pela Editoração e publicação dos textos será a Pedro e João Editores. O valor da obra será custeado pelos membros participantes, isto é, o montante total da obra será dividido entre os autores. A cifra será informada tão logo se estabeleça a primeira versão da obra junto à editora. Importa instituir que não serão aceitos mais que um artigo como autor e mais que um em coautoria.

ABAIXO AS NORMAS DOS TEXTOS:
Textos redigidos em Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, parágrafo 1,5. Margens: Superior e Esquerda: 3,0; Inferior e Direita: 2,0. Mínimo de 10 páginas e máximo de 15. Imagens, Gráficos e Ilustrações devem seguir as normativas da ABNT (ABNT NBR 14724 – 2011). As notas de rodapé devem ser também em Times New Roman, 10, com espaçamento simples. Citações (indiretas, recuadas e não recuadas) devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520). A estrutura do texto deve contemplar INTRODUÇÃO, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REFERENCIAL TEÓRICO, ANÁLISES, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS. As correções linguísticas dos textos devem ser realizadas previamente pelos autores. Caso sejam identificados, durante o período de editoração, equívocos graves de grafia e construção semântica (coesão e coerência), a organização informará aos autores do texto seu descarte da coletânea.

Para fins de seleção, deverão ser enviados Resumos das pesquisas para o e-mail: izaiasserafimneto@unifap.br a fim de que se realize a avaliação e posterior aceite (ou não) da pesquisa para compor a organização. O resumo deve ter no mínimo 200 palavras e no máximo 500. Deve expor Contextualização, Objetivos, Justificativa, Procedimentos Metodológicos e Resultados. Abaixo, segue o cronograma com as etapas do edital:

Divulgação do edital 24 de fevereiro de 2023
Prazo final para envio dos resumos 15 de março de 2023