Você está visualizando atualmente ACADÊMICOS INDÍGENAS DAS ETNIAS DO AMAPÁ E NORTE DO PARÁ CONFIRMAM PARTICIPAÇÃO NO 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA

Acadêmicos indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (CLII-UNIFAP), sediado no Campus Binacional localizado no município de Oiapoque, no estado do Amapá, estão marcando presença no 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (7° CBEm), que será realizado na capital do estado, Macapá. Os acadêmicos participarão do evento como ouvintes, monitores e apresentando trabalhos científicos com temas relacionados aos conhecimentos ancestrais e à diversidade cultural de suas comunidades, em diálogo com a Etnociência e a Etnomatemática.
O CBEm, que é um dos mais importantes congressos do campo da Etnomatemática, destaca-se por promover diálogos interculturais e por fomentar a participação de estudantes indígenas, oferecendo oportunidades de visibilidade e valorização de suas contribuições para o ensino de Ciências e Matemáticas. Os trabalhos dos acadêmicos do CLII-UNIFAP abordam uma variedade de temas relacionados às tradições e aos etnosaberes dos povos Galibi-Marworno, Galibi-Kalinã, Karipuna, Palikur-Arukwayene, Apalai, Waiana, Tiriyó, Kaxuyana e Wajãpi.
Um destaque inovador do 7° CBEm consiste em contemplar a língua indígena na produção dos trabalhos, além do português brasileiro, garantindo assim a preservação e difusão dos saberes tradicionais dessas comunidades. O evento também conta com monitores indígenas e com a participação de professores do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na comissão organizadora.
O 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, com o tema “As dimensões da Etnomatemática na valorização das identidades culturais”, será realizado em Macapá- Amapá, no período de 17 a 20 de setembro de 2024, na modalidade presencial. Este espaço é fundamental para professores, pesquisadores e estudantes interessados na conexão entre Matemática e Cultura, promovendo discussões relevantes para a Educação Matemática no contexto da Etnomatemática.