Foi convidada a participar do evento: I Jornada Centroamericana de Estudios de la Salud desde las Ciencias Sociales: Abordaje del Processo Salud-Enfermedad-Atención a Professora Anapaula Martins Mendes, do Colegiado de Enfermagem entre os dias 13 e 27 de novembro de 2015.
Na mesa redonda da qual fez parte pode discutir o processo de inclusão das discussões relacionadas com as Políticas de Saúde Indígenas e do processo de cuidado em espaços étnico culturais diversos no espaço acadêmico.
A Professora Anapaula está cedida pela Universidade para participar do Seminário de Contrucción Colectiva no Departamento Ecumenico de Investigación – DEI. Aproveitando a oportunidade de sua estada na Costa Rica a mesma estreitou laços com pesquisadores das Universidades de Costa Rica – UCR, Universidade Estatal de Costa Rica – UNED e Universidade Nacional de Costa Rica – UNA, assim como teve a oportunidade de realizar visitas técnicas em territórios indígenas no país.
“É importantíssimo visibilizar a situação da saúde indígena em diversos espaços não somente no acadêmico, mas demos um grande passo oportunizando estas discussões na Universidade, espero que tenha continuidade e que o processo extrapole este espaço.”