foto ponto binacional

EQUIPE

Bibliotecária responsável: Laiana Abreu Matos (Portaria 0187/2018)

Assistente em Administração – Michael Garcia Monteiro

Assistente em Administração – Regina Célia Amaral da Conceição

Auxiliar em Administração – Antônio Mendes dos Santos

Bolsista – Eliton Pinheiro, Neide Lane Soares, Heliana Monteiro

ATENDIMENTO

Segunda à Sexta feira de 8:00 às 22:00 horas
Sábado de 08:00 às 14:00 horas

ACERVO
http://www.unifap.br/public/biblioteca
E-books: https://ebooks.unifap.br/

CONTATO

Curta nossa página no Facebook.
https://www.facebook.com/bibliotecaoipoque/

NORMATIVA INTERNA DA BIBLIOTECA BINACIONAL- CAMPUS OIAPOQUE

CAPÍTULO I Disposições Preliminares

Art. 1º Essa normativa tem como objetivo estabelecer regras e orientações da rotina e os serviços prestados pela Biblioteca Binacional, sua validade se estenderá até a aprovação do regulamento das bibliotecas da UNIFAP, garantindo aos seus usuários o funcionamento eficiente e eficaz de suas atividades.

CAPÍTULO II Dos Usuários

Art. 2º São considerados usuários das Bibliotecas: I – discentes da UNIFAP; II – técnicos da UNIFAP; III- docentes da UNIFAP; IV – comunidade externa.

Art. 3º A comunidade externa poderá utilizar os recursos informacionais disponíveis na biblioteca somente na forma de consulta local.

Art. 4º O desligamento do usuário consiste na perda do direito ao empréstimo domiciliar, ocorrendo nos seguintes casos: I – conclusão do curso; II – trancamento de matrícula, abandono ou desligamento do curso; III – gozo de licença não-remunerada; IV – transferência para outra instituição de ensino; V – demissão, exoneração ou ainda redistribuição; VI – em caso de desligamento ou término de contrato de estágio, prestação de serviços por técnicos, professores visitantes/substitutos e alunos.

Art. 5º São direitos dos usuários: I – acessar e usar os serviços e os recursos oferecidos pela biblioteca respeitando as normas inerentes a cada um deles; II – utilizar o material bibliográfico próprio nas dependências da biblioteca;
III – sugerir indicações bibliográficas para aquisição; IV – sugerir alterações nos serviços que são prestados, ou, a inclusão de novos serviços na biblioteca; V – ser informado sobre as normas de funcionamento da biblioteca e sobre as penalidades.

Art. 6º São obrigações dos usuários: I – Preservar os documentos pertencentes ao acervo da Biblioteca, não podendo efetuar qualquer alteração, observação, registro, suspensão ou acréscimo nas obras do acervo; II – Retirar material da Biblioteca somente após efetivo registro de saída do empréstimo; III – Contribuir na conservação e manutenção do acervo, mobiliário e equipamentos da Biblioteca; IV – Manter o silêncio e a ordem com atitudes compatíveis ao ambiente, sendo vedados o uso de aparelhos sonoros e o consumo de alimentos ou bebidas no recinto da Biblioteca (exceto água), respeitando os demais usuários e servidores; V – Conservar o ambiente limpo; VI – Apresentar documento de identificação com foto para realização de empréstimos; VII – Comunicar qualquer dano ou extravio verificado em equipamentos e materiais do acervo, para as providências cabíveis; VIII – Utilizar a sala de estudo, exclusivamente, para atividades de estudo e pesquisa; IX – Conhecer e cumprir as normas estabelecidas pela biblioteca X – Notificar a biblioteca sobre qualquer irregularidade presente no ambiente e nos serviços prestados. XI- Não fumar dentro da Biblioteca XII- Respeitar os servidores e bolsistas que trabalham na Biblioteca, bem como seguir as orientações dada por eles.

CAPITULO III Dos Serviços

Art. 7º A Biblioteca oferece os seguintes serviços: I – empréstimo/devolução, renovação de recursos informacionais ; II – consulta ao acervo ; III – acesso individualizado on-line ao usuário cadastrado para realização de renovações, de consultas referentes a seus empréstimos; IV – computadores para consulta ao acervo e para pesquisa na Internet; V – orientação para o acesso e o uso dos recursos informacionais disponíveis; VI – treinamentos para capacitação de novos usuários; VII – catalogação na fonte – ficha catalográfica de obras publicadas pela ou na UNIFAP;
VIII – guarda-volumes; IX – serviço de alerta sobre novas aquisições enviado via memorando a todas as coordenações de curso do campus Binacional e na página da Biblioteca no facebook; X – página da biblioteca na rede social (facebook) devidamente atualizada;

CAPÍTULO IV Do Acervo

Art. 8º O acervo é de livre acesso para todos os usuários, respeitando-se as normas vigentes.

Art. O acervo da Biblioteca é composto de recursos informacionais registrados em diferentes formatos compondo as seguintes coleções: I – monografias: livros, folhetos, relatórios, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses; II – referência: dicionários, mapas, enciclopédias, atlas, guias, normas e outros materiais considerados obras de consulta rápida e local; III – especiais: publicações com conteúdos e/ou suportes diferenciados tais como: DVD, CD-ROM, recursos em Braille; IV – consulta local( identificado por uma fita vermelha): documentos que, devido a sua natureza ou quantidade, possuem circulação preferencial na dependência da biblioteca. Geralmente referem-se ao primeiro exemplar das bibliografias básicas dos cursos, e/ou aquelas indicadas por professores para uso exclusivo, além de possuir uma identificação diferenciada; e V – digitais/virtuais: e-books, bases de dados, assinaturas de acesso a recursos eletrônicos diversificados.

CAPÍTULO V Circulação de Materiais Seção I Do Empréstimo

Art. 10° A biblioteca Binacional da UNIFAP possui a seguinte modalidade de empréstimo: I – empréstimo local; Parágrafo único. Fica automaticamente suspensa qualquer modalidade de empréstimo ao aluno que solicitar trancamento ou cancelamento de matrícula, assim como aos servidores. II – O usuário não poderá levar mais de um exemplar do mesmo título;

Acesso a normativa na integra:

Normativa Interna da Biblioteca Binacional

Fechar Menu