Colaboração em pesquisa Unifap / Brock University para estudos de Fronteira

Entre os meses de outubro e novembro de 2018 o professor Gutemberg de Vilhena Silva (UNIFAP) se reuniu com diversas instituições de ensino e pesquisa no Canadá. Mesmo em férias naquele país para aprimoramento da língua inglesa, o professor aproveitou sua estada para troca de experiências acadêmicas. Em suas incursões, o professor contou com o apoio institucional da embaixadora Ana Lélia Beltrame, Cônsul Geral do Brasil em Toronto, bem como do Ministro Conselheiro do Itamaraty Ademar Seabra da Cruz Júnior que, além de diplomata, é doutor em Ciências Sociais pela USP e possui experiência como professor no ensino superior .

A partir de reunião com a Dra. Maria Del Carmen Suescun Pozas, professora e investigadora no departamento de História da Brock University (https://brocku.ca/humanities/history/faculty-staff/maria-del-carmen-suescun-pozas/), surgiu o interesse por se construir um projeto entre Unifap e Brock University com o apoio institucional do consultado do Brasil em Toronto. O desenho atual, ainda embrionário, tem 02 pilares: 1) mobilidade de pesquisadores e discentes (graduação e pós-graduação) entre UNIFAP e Brock University; e 2) investigações conjuntas/comparadas de pesquisadores sobre diferentes áreas temáticas, dentre as quais Geografia, História, Biodiversidade, Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos.

A partir de trabalho de campo do professor Gutemberg Silva na região de Niagara (Figura 1), fronteira do Canadá com os Estados Unidos, foi desenhado com a Dra. Pozas um esboço de projeto de parceria da Unifap com a Brock University para captação de recursos nos dois países. Há a previsão de missão estruturante de pesquisa e ensino da Dra. Pozas no Amapá para aprofundar relações entre ambas as instituições. Em sua missão, pensada para Abril de 2019, planeja-se que a Dra Pozas ministre disciplina concentrada no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira da UNIFAP; participe de bancas (defesa e/ou qualificação de Mestrado); e realize trabalho de campo na cidade de Oiapoque.

Figura 1 – Localização da Brock University, Região de Niagara/ Canadá

MAPAS

Fotos: Reunião do professor Gutemberg com representantes da Brock University e com Maria Pozas

Foto com Maria Pozas