VISITA TÉCNICA A EMBAIXADA BRASILEIRA NO SURINAME

No último dia dois de maio de  dois mil e dezenove, um grupo composto por professores, mestrandos e pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Estudos de Fronteiras – PPGEF  saiu em uma visita técnica para o Suriname, em especial na sua capital Paramaribo ao encontro do Embaixador do Brasil no Suriname, o senhor Laudemar Aguiar.

O Suriname está localizado ao norte da América do Sul, é um país que faz fronteira direta com a Guiana Francesa, República da Guiana e o Brasil. A cooperação Brasil-Suriname existe desde os anos oitenta e o ponto de partida dessa relação aconteceu a partir do Acordo Básico de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, celebrado em Brasília, em 22 de junho de 1976.

 No momento atual o programa é composto de quatro projetos em andamento, nas áreas de agricultura, geologia e finanças, além de sete novas iniciativas nas áreas de agricultura, saúde, recursos hídricos e geologia, que foram negociadas por ocasião da I Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica bilateral, em 2015.

A visita ao Embaixador ocorreu na parte da manhã, o grupo foi recebido pelo Embaixador, Laudemar Aguiar, além dos Ministro-Conselheiro Carlos José Areias Moreno Garcete, e o Conselheiro Gustavo Pereira. O Adido de Defesa, Naval e do Exército: Tenente-Coronel Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti e a Adido da Polícia Federal Delegada Evangelina Cariné da Trindade Miranda. O grupo de estudantes e professores se apresentaram, tratando um pouco sobre a formação acadêmica e os interesses como pesquisadores em especial as relações com o Suriname.

O embaixador, Laudemar Aguiar tomou a palavra primeiramente explicando as ações da embaixada do Brasil no Suriname, tratou sobre as frentes de trabalho mais relevantes na embaixada atualmente e além disso abriu uma roda de perguntas e respostas sobre diferentes temáticas, política externa e interna do Suriname, relações de cooperação bilaterais do Brasil com o Suriname e assistência da embaixada para brasileiros.

O grupo foi  coordenado pelo professor  Gutemberg de Vilhena Silva.

Visita a Embaixada do Brasil no Suriname, alunos, professores e pesquisadores. Além dos Adidos de Defesa e a Adido da Policia Federal. Fonte: Arquivo Pessoal, 2019.

 

Rute Guedes