Live – Garimpos e garimpeiros na Guiana Francesa

Esta  será mais um encontro virtual do projeto “Conhecimento e Fronteira Live”, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteiras da UNIFAP (PPGEF-UNIFAP). Esta edição, mediada pelo Dr. Gutemberg de Vilhena Silva Geógrafo. Professor e Pesquisador na Universidade Federal do Amapa (UNIFAP), ocorrerá na Terça-Feira, dia 22/09/2020, às 17h. Essa Live contará com a palestra do pesquisador Dr. Dr. François Michel Le Tourneu.
Dr. François Michel Le Tourneau é Diretor de Pesquisa do CNRS e especialista em Amazônia brasileira. Entre seus livros, publicou um sobre os Yanomami do Brasil, em 2010, outro que é uma ampla síntese da história e geografia da Amazônia brasileira em 2019 e, ultimamente, um sobre Garimpos e Garimpeiros na Guiana Francesa. Também publicou diversos artigos científicos em revistas de alto impacto. Além disso, organizou várias expedições de longa duração em áreas isoladas da Amazônia brasileira e da Guiana francesa. Grande parte de seu trabalho realiza-se em associação com ONGs da sociedade civil (tal como o Instituto Socioambiental de São Paulo) e instituições públicas tal como o Exército francês.
F. M. Le Tourneau assumiu a direção científica de diversos projetos de pesquisa, tal como o projeto DURAMAZ, sobre a sustentabilidade na Amazônia brasileira; o projeto “explicitando uma presença invisível”, que permitiu fazer uma cartografia global dos territórios indígenas; e o projeto GUYINT sobre a governança do interior das Guianas. Desde 2017 tem desenvolvido pesquisas no laboratório international iGLOBES, localizado em Tucson (Arizona). Com isso, ele agora inclui o oeste dos Estados Unidos em seus campos de pesquisa.
Para acessar a live entre com o link: https://youtu.be/yZOFL-vcbC0 .
Obs: Em todas as nossas lives estamos emitindo certificados aos participantes on-lines, para obter o seu inscreva-se em: https: https://doity.com.br/garimpo-garimpeiros
Siga nossas redes sociais: @ppgef.unifap
Rolar para cima