
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá-FAPEAP, lançou a 4aedição do PPSUS no Estado do Amapá, através da Chamada Pública 003/2016, fruto do Convênio No 820970/2015 celebrado em Dezembro de 2015 entre a FAPEAP, O MINISTÉRIO DA SAÚDE E O CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPQ, no âmbito do Programa PPSUS, que permaneceu aberta no período de 11 de abril a 02 de junho de 2016. As linhas de Pesquisas prioritárias do edital foram definidas na Oficina de Prioridades, realizada em Julho/2015 com a participação de pesquisadores e professores da área da saúde e técnicos que atuam na área. Vale destacar que esta edição, teve uma participação recorde de pesquisadores das Instituições de Pesquisa e Ensino do Amapá, com 31 propostas inscritas.
No período de 06 a 29 de junho de 2016 as propostas enquadradas pela FAPEAP foram analisadas e julgadas. Inicialmente por consultores ad hoc que avaliaram o mérito técnico-científico das propostas nas suas respectivas áreas de conhecimento, sendo cada proposta avaliada por no mínimo dois ad hoc. Após a etapa de análise de mérito técnico-científico pelos pareceristas ad hoc, as propostas foram apreciadas conjuntamente por uma Comissão de Especialistas quanto ao mérito técnico-científico e relevância social. A última etapa da análise e julgamento das propostas foi realizada pelo Comitê Gestor do PPSUS, composto paritariamente por representantes do DECIT/SCTIE/MS, do CNPq, da FAPEAP e da SESA/AP, que é a instância final de deliberação sobre as propostas recomendadas. O Comitê Gestor analisa a relevância sócio sanitária dos projetos e os limites orçamentários, e homologa o resultado da Comissão de Especialistas. Após análise e julgamento 11 projetos foram selecionados.
Nesta quarta feira (10) às 15h, o Governo do Estado do Amapá, através da FAPEAP juntamente com as Instituições Executoras (Universidade Federal do Amapá-UNIFAP e Laboratório Central de Saúde Pública-LACEN) e os 11 pesquisadores que tiveram projetos aprovados assinaram o Termo de Concessão de Auxílio Financeiro (TCAF) para execução dos projetos.