Você está visualizando atualmente VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia e VIII Jornada de Etnomusicologia recebem submissão de trabalho

A conferência acontece anualmente e reúne pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte.

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, a  Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará a VII Jornada de Etnomusicologia e o VI Colóquio de Etnomusicologia, com o tema “Etnomusicologias: abordagens e perspectivas”. O evento, que visa socializar pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte, oferece uma programação variada, que inclui mesas-redondas, rodas de conversas e apresentações de trabalhos de alunos, pesquisadores e docentes. Em decorrência da pandemia da Covid-19, desde 2020, a conferência ocorre em forma de lives no YouTube do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA e as apresentações de trabalhos serão através do Google Meet. O prazo para submissão das chamadas de trabalhos é de 05 julho a 25 agosto de 2021.

A Jornada de Etnomusicologia e o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia demarcam um diferencial na Região Norte, em razão de serem eventos que buscam incentivar o diálogo entre pesquisadores da Etnomusicologia e de áreas afins, assim como estimular a participação dos estudantes de graduação e de pós-graduação que pesquisam Música a fomentar a divulgação da produção científica, na modalidade Anais, ampliando a produção de textos acadêmicos em língua portuguesa sobre contextos regionais.

A Etnomusicologia é a ciência que objetiva o estudo da música como cultura. É ela que dá ênfase ao contexto no qual a música está inserida.

Laboratório de Etnomusicologia, LABETNO – Criado em 2014, o laboratório está vinculado à Escola de Música (EMUFPA) – e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da UFPA, e têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na Região Amazônica. O LABETNO promove anualmente a Jornada de Etnomusicologia e o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia.

Chamada de trabalhos:

Para a VIII Jornada e o VI Colóquio  só serão aceitos trabalhos em Etnomusicologia e áreas relacionadas. Os textos devem ser inéditos, e podem ser apresentados em português, espanhol e inglês. O processo de seleção fica a cargo do Comitê Científico. São critérios de avaliação a Relevância do trabalho, sua atualidade, inovação e contribuição para a área,  e Estrutura do trabalho, que leva conta a clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação. A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com.

Para mais  informações referentes ao evento, assim como inscrições e submissões de artigo,  podem ser consultadas no site do LABETNO.

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/